15 Dicas de Fotos: Poses, Locais, Horários e Iluminação

Se você curte boas fotos, gosta de postar conteúdos em redes sociais ou simplesmente é um apreciador da arte fotográfica, você chegou ao lugar certo!

Com 15 dica incríveis oferecemos a você o manual perfeito para boas fotos para o instagram, facebook, twitter e todas as demais redes sociais que você quiser.

Aqui, você conta também com boas dicas de poses de fotos, a melhor iluminação para a sua foto ideal, como tirar boas fotos na praia, no campo ou em casa, fotos estilo tumblr e muito mais.

Veja abaixo o manual completo de como tirar boas fotos com a sua câmera ou celular e e otimize a sua galeria agora mesmo!

15 dicas de como tirar boas fotos com a câmera e o celular

1. Aprenda a trabalhar com o equipamento que você tem:

O equipamento pode fazer toda a diferença na hora de registrar a sua foto, seja ela para o instagram, facebook, tumblr ou pinterest.

Registrar uma boa foto pelo celular, por exemplo, pode ser feito com uma qualidade melhor do que você imagina, basta descobrir como o seu aparelho funciona e utilizar todos esses mecanismos de forma inteligente e otimizada.
Obviamente, o celular, assim como as câmeras, pode apresentar algumas diferenças de acordo com o modelo que você escolhe, incluindo algumas opções e vantagens se comparados entre si.

A maioria dos celulares atuais possui um modo manual, semelhante às câmeras fotográficas, o que possibilita a você trocar o ISO, aumentar ou diminuir o zoom, modificar iluminações e assim por diante. As fotos ficam visivelmente melhores, com cores mais vivas, sombras mais definidas e melhor captação de focos e luzes. Basta você conhecer o seu equipamento, aprender a usá-lo e registrar as melhores fotos.

2. Tente não usar o flash:

O flash não é exatamente um aliado para você que pretende registrar bons momentos e guardá-los com uma boa qualidade. Tanto para as câmeras, quanto para os celulares, o flash modifica a luz natural do ambiente, clareando muito alguns pontos e escurecendo em excesso outros.

O Flash poderia ser indicado para locais onde realmente não existe alguma luz próxima ou quando propositalmente você deseja clarear um detalhe ou objeto específico.

Analisando o todo da imagem e a qualidade final que você pretende, o flash realmente não é muito indicado, muito pelo contrário, sempre que possível você deve recorrer a uma iluminação secundária ou então a luz natural do ambiente, caso seja dia.

3. Aposte em algum acessório ou maquiagem:

A câmera não vai fazer tudo pela sua foto, não é mesmo? Por melhor que ela seja e por mais filtros e edições que o instagram ou qualquer outro aplicativo possa ter, você ainda pode contar com alguns detalhes à mais que podem fazer toda a diferença no resultado final da foto.

Dicas de Fotos Acessórios

Acessórios e uma boa maquiagem (tanto para homens, quanto para mulheres) pode ser uma boa pedida. Uma acessório de cabelo, por exemplo, pode dar mais harmonia ao look, assim como um penteado diferente, uma base para esconder manchas e espinhas, uma cor nos lábios e etc.

Sabendo escolher o look, harmonizando os pontos, não exagerando e nem deixando “de menos”, a sua foto pode ter um resultado muito diferente, apenas utilizando um bom acessório ou maquiagem.

Pense nisso na hora de registrar a sua foto! Um look bem arranjado pode diminuir a necessidade de filtros e edições e resultar em uma foto mais “limpa” e de melhor qualidade.

4. Utilize o modo manual do seu equipamento:

Como mencionado na primeira dica, a maioria dos equipamento atuais possui um modo manual integrado. É através dele que você poderá descobrir tudo o que o seu equipamento pode oferecer, desde a melhor iluminação, até o foco, zoom, contraste e demais detalhes da imagem.

Aposte em uma câmera utilizando a modificação de ISO e diafragma, alternando iluminações, tempo de exposição e diversos outros pontos que farão da sua foto mais iluminada, mais bonita e com menor necessidade da utilização de flash ou editores posteriores.

Celulares também possuem alguns ótimos recursos no modo manual. Você pode fazer coisas incríveis com um celular moderno e cheio de recursos. Alguns deles, são capazes até, de registrar uma boa foto para o instagram e demais redes sociais com a mesma qualidade que uma câmera semiprofissional ou profissional faz. Basta conhecer o seu equipamento e desbravar tudo que ele tem a oferecer.

Caso você não saiba como fazer, indicamos pesquisar sobre a sua câmera ou celular em tutoriais da internet, a maioria deles é bem completo e demonstra exatamente as funções  que o seu celular ou câmera contém.

5. Não utilize o zoom:

O zoom é outro recurso que, se mal administrado, pode não só prejudicar a qualidade da sua foto, como realmente deixá-la sem nitidez e visualmente incompreensível.

A maioria dos equipamento “comuns”, principalmente celulares e câmeras menos potentes, possuem apenas um zoom convencional, não preparado para manter qualidade e aumento na mesma proporção. Isto significa que a maioria desses equipamentos distorcem a qualidade da sua foto de acordo como são “aumentadas”, formando os terríveis “pixels” e detonando os detalhes mais bonitos.

Nossa dica, nesses casos, é apenas que você verifique a capacidade do seu equipamento quanto ao zoom. Utilize algum acessório capaz de melhorá-lo ou se aproxime fisicamente do objeto a ser fotografado, isso ajudará muito na qualidade da sua imagem e evitará que ela perca os principais detalhes.

6. Segure o equipamento com as duas mãos:

Essa dica é extremamente bem vinda, não apenas para tirar fotos de outras pessoas ou objetos, mas também para as sua selfies. Sejam selfies para o instagram ou selfies para o facebook, twitter e demais redes sociais, sempre que possível, você deve segurar o aparelho com as duas mãos.

Dicas de Fotos Segurar o Equipamento

É uma técnica muito simples, porém muito importante, pode fazer com que a imagem não fique tremida na hora do disparo e que o seu rosto fique em um ângulo muito melhor, sem angular demais para um lado ou para o outro ou errar a distância ideal do disparo.

Se o seu objetivo for tirar uma foto de outro pessoa, paisagem ou objeto, essa dica é ainda mais importante. De automático, normalmente já pegamos a câmera ou o celular com as duas mãos quando tiramos fotos de outros pessoas, mas é importante reforçar a ideia para que você sempre tenha em mente que um bom ângulo, uma boa foto e um bom desempenho com as edições manuais da câmera só podem ser feitas segurando firme o aparelho, sem possibilidade de movimentações, tremedeiras ou borrões na imagem, além é claro, de um enquadramento perfeito.

7. Utilize um editor de fotos:

O editor de fotos é a companhia perfeita para qualquer fotógrafo, amador ou profissional. Não se engane achando que aquelas fotos maravilhosas e perfeitas postadas no instagram e tumblr são o resultado de apenas uma boa maquiagem e uma câmera de qualidade. A maioria conta com alguma edição, por menor que seja.
Um bom editor de fotos, tanto para celular, quanto para computador, pode modificar detalhes da sua foto que não são possíveis somente com a câmera do aparelho.

Manchas, espinhas, olheiras, cenário, iluminação, sombras e muito outros detalhes podem ser alterados utilizando um bom editor de fotos. Ele pode ser o seu aliado até mesmo para transformar um dia lindo de sol em uma visão praiana, com ainda mais luz, mais intensidade para cores amarelas e uma harmonia perfeita que os filtros podem oferecer. Quer conquistas boas fotos para o seu instagram? Aposte em um editor de fotos!

8. Escolha a melhor iluminação:

A iluminação pode fazer toda a diferença na hora da sua foto. Tirar uma boa foto para o instagram, facebook ou tumblr com o celular ou com uma câmera é totalmente possível se você levar em conta detalhes como esses.

Tirar uma foto no entardecer, por exemplo, ou de manhã são algumas boas dicas para tirar a sua melhor foto. O início da tarde, nem sempre é o mais indicado, pois o excesso de sol também pode atrapalhar. Horários próximos da noite (já anoitecendo) também não são ideais, pois podem escurecer demais a sua foto e exigir a necessidade de um flash, que pode detonar e muito a qualidade final.
O entardecer é uma boa dica para quem quer uma foto bem conceitual e com ótima qualidade, graças a iluminação perfeita captada pelo celular ou pela câmera. De manhã também, pois o sol não é tão forte e o ambiente fornece uma luz bem clara e boa para suas fotos.

Locais com árvores também são indicadas, pois mesmo com excesso de sol, elas podem minimizar os raios e deixar suas fotos com um efeito muito bonito. Dias nublados seguem a mesma ideia das fotos feitas pela manhã, pois trazem uma iluminação de qualidade, mas sem os extremos do sol.
Resumindo, basta que você escolha um local ou horário em que o sol não esteja tão intenso e que a iluminação seja o suficiente para não haver a necessidade de usar o flash.

9. Não esqueça o fundo das fotos:

O “plano de fundo” das sua fotos é outro fator que pode fazer toda a diferença no resultado final da imagem. A menos que a foto seja temática, alguns elementos devem ser evitados quando possível. Lixo, casas, pessoas e objetos que não tem a ver com o contexto da foto não devem fazer parte dela. Opte por ambientes abertos, em que possa ser “cortados” alguns elementos, ou ambientes específicos, que você deseja que apareçam.

Dicas de Fotos Fundos

Pense em locais naturais como bosques, praias, florestas e lagoas ou em uma parede bem iluminada, uma sacada com um fundo desfocado, escadas e tudo mais que a sua criatividade permitir. O importante apenas é observar o fundo da foto e analisar se você deseja que aquilo apareça ou não. Antes mesmo de você tirar a foto, tenha como costume olhar o que tem atrás de você e ao redor, afinal, vai que você tira a foto perfeita e no fundo tem uma “informação” desagradável? Seria terrível, não é mesmo?

Uma outra dica, caso essa foto perfeita já tenha sido tirada, é recorrer aos já mencionados editores de foto, nada que um bom desfoque de fundo não possa resolver, dando até um toque à mais para o conceito da sua foto.

10. Saiba qual o seu melhor ângulo:

Tirar algumas fotos de si mesmo, de perto e de longe, é um bom começo para se descobrir qual o seu melhor ângulo. Você mesmo pode tirar as fotos utilizando um tripé, ou então, pode pedir para alguém tirar para você, o importante é observar bem qual o ângulo mais te favorece e utilizá-lo em momentos “desprevenidos” ou quando você estiver afim de tirar aquela foto rápida para marcar o momento.

Às vezes você não vai estar totalmente preparado para uma foto. Pode ser que você não esteja com a maquiagem ideal ou o acessório que te valoriza, por este motivo, decorar um bom ângulo que você sabe que tem pode salvar a foto e transformá-la em um retrato perfeito para você guardar.

Treine o seu melhor ângulo, teste algumas poses e guarde bem a sua melhor “posição”, isso ajudará para ter boas fotos sempre e em qualquer momento ou situação.

11. Opte por algum tripé ou equipamento para fotos à distância:

Esse tipo de acessório, assim como os monopods (pau de selfies), lentes externas, suportes e adaptadores, podem fazer da sua foto um retrato com efeito tumblr muito mais bonito e “profissional”. Algumas das vantagens desses acessórios são a possibilidade de tirar fotos de si mesmo e de outros objetos de vários ângulos e distâncias.

Os suportes e os tripés podem ser acoplados em vários locais e juntamente com um temporizador ou controle para disparo de fotos, você pode fazer uma bela sequência de imagens em ângulos e locais diferentes, pegando a iluminação ideal, de acordo com o momento.

Não abra mãos dos acessórios para celulares e câmeras. Otimize as suas fotos de um jeito fácil e barato gastando menos e tendo resultados incríveis.

12. Peça para alguém fotografar você:

Se acessórios como os suportes, monopods e tripés não forem a sua praia, você pode optar por ser fotografado por alguém. Nesta dica, todas as anteriores podem ser levadas em consideração, basta que você diga a quem estiver fotografando o que você deseja e qual o seu melhor ângulos a ser fotografado.

Dicas de Fotos Seja Fotografado

Lembre-se que o seu equipamento pode ser um celular ou uma câmera semiprofissional ou profissional, indiferente do que você escolha, os fatores principais serão a iluminação e a qualidade do equipamento também.

Não é necessário que a pessoa que estiver tirando a sua foto seja um expert nisso, mas algumas dicas suas, após ler a nossa matéria, já deverão ser o suficiente. Um bom enquadramento, em uma iluminação boa no modo automático do seu equipamento já são capazes de realizar fotos excelentes.

13. Perca a vergonha no momento das poses:

Essa dica não é a mais importante de todas, mas é bem interessante para aqueles que gostam de tirar várias fotos e preferem atualizar o feed das suas redes sociais com algumas poses diferentes e bem conceituais.

Perder a vergonha na hora de fazer a pose, principalmente quando outra pessoa estiver tirando a foto, é extremamente importante. Quando você fica muito tímido, as fotos não ficam naturais e em alguns casos você pode ficar bem “forçado” nelas.
Se soltar, fazer caras e bocas, trocar de lado, de acessório e até de roupas durante todo o seu “ensaio” é ótimo para garantir fotos diferentes, bonitas e com o padrão que você deseja para o instagram, tumblr e demais redes sociais.

Se solte, se liberte e curta fotos realmente bonitas de você mesmo. Se preferir, opte por começar as fotos com o seu equipamento, utilizando o temporizador. Faça poses sozinhos, veja como você se sai e o trabalho todo será facilitado na hora de posar para uma outra pessoa.

14. Evite fotos noturnas (a menos que você tenha um equipamento para isso):

Como já dissemos, em algumas dicas anteriores, os melhores horários para tirar fotos não são à noite, a menos que você tenha um equipamento preparado para isso. A maioria dos celulares e câmeras disponibilizadas no mercado não são adaptadas para capturar uma boa imagem noturna. O que você deve fazer nesse caso, se a sua foto for muito indispensável, é tentar um resultado com o flash, mesmo sabendo que não será com a qualidade que você espera.

Outra dica é tentar utilizar alguma edição por aplicativo, mas já adiantamos que o resultado não deve ser dos melhores.

Alguns equipamentos, como lentes especiais, são capazes de capturar fotos noturnas com uma intensidade à mais, mostrando mais o cenário e captando a mínima luz para transformá-la em uma imagem mais nítida e de qualidade.

15. Cuidado com o excesso de iluminação:

Assim como a falta de iluminação, o excesso também pode prejudicar a sua foto. Uma boa dica é sempre optar pelos horários mencionados na dica 8. Nem demais, nem de menos. É importante lembrar também, que a iluminação exagerada não é feita apenas pelo sol. Estúdios fotográficos e flashes mal regulados também podem resultar em fotos muito iluminadas e incômodas.

Dicas de Fotos Luz

A maioria das fotos muito iluminadas costumam deixar os objetos ou pessoas da foto com tons branco e amarelos extremamente exaltados, “apagando” detalhes com tons claros e tirando o balanço correto entre cores.

O ambiente por si só já traz uma iluminação boa, se você optar pelos momentos certos, o que vai implicar muito aqui, será a sua capacidade de dominar o equipamento e seus modos manuais, para onde você irá mirar a câmera para registrar a foto e se o fundo está colaborando para o seu disparo.

Todos os fatores juntos com certeza resultarão em uma foto de qualidade e com a iluminação perfeita.

E aí? Curtiu as nossas dicas? Esperamos que sim e se você tiver alguma outra sugestão ou “macete” para incrementar as fotos, comenta aí 😉.
Gostaríamos da sua opinião para compartilhar e curtir ainda mais cada nova foto.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s