10 Dicas para aliviar dores de cabeça e enxaqueca

Existem várias causas para uma dor de cabeça constante ou passageira. O ponto mais difícil é identificar essa dor e saber até que ponto ela pode ser simplesmente tratada com um analgésico para dor ou necessitará de um tratamento específico.

Confira outras publicações:

Alguns casos bastante comuns são: dores de cabeça durante a gravidez, dores de cabeça devido ao excesso de iluminação, falta do grau correto para o seus óculos, enxaquecas crônicas e uma séries de fatores dos quais vamos abordar a seguir.

Como aliviar dores de cabeça e enxaquecas?

  1. Hidrate-se

    A maioria das pessoas nem imagina, mas a desidratação é uma das principais causas de enxaquecas e dores de cabeça intensas. Manter-se hidratado ao longo de todo o dia é extremamente importante, não só para aliviar as dores de cabeça, como também, para o bom funcionamento de todo o seu organismo.

    O recomendado pelos especialistas é que você tome pelo menos 2 litros de água por dia. Se isso não for possível, tente ao menos chegar próximo ou então encontrar outras fontes de líquido saudáveis para complementar o dia, como sucos e chás.

  2. Massageie as têmporas, nuca, centro da testa e entre sobrancelhas

    Existem vários pontos “estratégicos” que podemos ser massageados para aliviar as dores de cabeça e as enxaquecas.
    Os mais comuns são as têmporas e o centro da cabeça, mas você pode massagear também entre as extremidades internas da sobrancelhas (próximo ao nariz), na nuca (do ponto superior da cabeça até próximo aos ombros) e nos pontos laterais da cabeça, acima das orelhas.

     

    Massagem Lateral dor de Cabeça
    Massagem Lateral, acima das Orelhas (ambos os lados)


    As massagens são bastante simples de serem feitas, basta exercer uma força mediana em forma circular, para os lados ou para cima e para baixo. Se preferir, nas regiões sem cabelos ou excesso de pelos, você pode utilizar um bom creme ou gel relaxante para massagear a região.
    Se possível, peça para alguém massagear você, as chances de relaxar são maiores e a diminuição das dores também.

  3. Massageie os pés, costas e mãos

    Massagear outros pontos do corpo também pode auxiliar no alívio das dores de cabeça e enxaquecas, sendo eles: pés, mãos e costas. Algumas cefaleias podem ser decorrentes de má postura, problemas nas costas, lombar e em outras regiões do corpo, por este motivo, massagear esses pontos pode auxiliar igualmente ou até mais na “cura” da sua dor de cabeça ou enxaqueca.

    Os pontos mais indicados para massagens são: centro dos pés (na parte inferior – sola dos pés), centro das mãos e em pontos específicos (na parte superior, entre o dedão e o dedo indicador) e costas (próximo aos ombros e nuca).

     

    Ponto de Massagem nas Mãos
    Ponto de Massagem nas Mãos

    Se detectado dores de cabeça por posturas inadequadas, as costas podem ser massageadas por completo, lembrando sempre é claro, que o alívio será temporário, nada descarta a consulta médica, correção postural e até mesmo exercícios físicos.

  4. Tome um banho quente ou morno

    Algumas dores de cabeça e enxaquecas podem ser controladas com banhos quentes ou mornos. A água quente auxilia na dilatação dos vasos sanguíneos, o que faz com que o seu corpo relaxe mais e consequentemente provoque um alívio mais rápido das dores de cabeça.

    Procure tomar um banho relaxante, em um ambiente com pouca luz e pouco barulho. Aproveite e massageie-se durante o banho, seguindo os pontos da dica anterior, isso ajudará ainda mais no alívio das dores de cabeça e enxaqueca.

  5. Compressas no rosto

    Neste caso você deverá fazer o oposto da dica anterior, porém sem molhar o corpo todo. Aqui, você utilizará apenas um pano na testa e água fria. Como será direcionado especificamente para a cabeça, os vasos podem ser contraídos com a água fria, aliviando o volume de sangue do local e melhorando as tensões e as dores.

    As compressas são muito fácies de serem feitas, basta um pano que alcance a sua testa de têmpora a têmpora e uma bacia com água fria ao lado. Você deve molhar o pano, torcer e colocar sobre a testa, preferencialmente deitado. Assim que você sentir que o pano estiver ficando “quente”, do calor produzido pelo corpo, molhe novamente e mantenha-o gelado o máximo de tempo possível.

     

  6. Alimentos redutores de crises

    Alguns alimentos são super indicados no alívio das dores de cabeça e enxaquecas, devido aos nutrientes que possuem e o alívio e bem estar que podem trazer ao seu corpo.

    Peixes de água salgada, feijão, quinoa, acerola, gengibre, melancia e gergelim são alguns deles. Estes alimentos possuem algumas vitaminas que auxiliam da redução das dores de cabeça e enxaqueca. Ômega 3, magnésio, vitamina C, vitamina B, A, C e E, entre muitas outras. Dentre os benefício deles estão as ações anti-inflamatórias, antioxidantes, estimuladores de radicais livres, hidratantes naturais, auxiliadores de metabolismo e uma série de outros beneficio que envolvem desde o funcionamento do cérebro, até todo o seu corpo.

    Lembre-se que toda dor de cabeça pode ter alguma causa específica que envolva também outras partes do seu corpo, por este motivo, alimentar-se bem e manter uma dieta equilibrada pode ser o remédio que você precisa para suas dores de cabeça ou enxaquecas.

     

  7. Isolar-se em local escuro e silencioso

    As causa das suas dores de cabeça ou enxaquecas podem ser muitas. As soluções para elas, também. Se as opções anteriores não funcionaram para você, cogite isolar-se por algum tempo em um local escuro e silenciosos. Algumas dores de cabeça, principalmente enxaquecas, acabam piorando em ambientes intensos, com muita luz e som.

    Se o seu problemas for, por exemplo, auditivo ou visual, as dores de cabeça serão altamente minimizadas ao se isolar de sons e luzes. É mais comum do que parece algumas variações de grau de óculos ou necessidade de um grau maior provocarem dores de cabeça tão fortes ao ponto de não aliviarem nem mesmo com analgésicos.

    Tudo deve ser levado a sério e caso uma das duas opções for o seu caso (mesmo que você não tenha certeza) cogite procurar um profissional para sanar as suas questões. Permanecer com dores e exagerar nos analgésicos sem um tratamento adequado pode ser ainda mais prejudicial e agravante para as suas dores e para o seu real problema.

  8. Identificar as causas da dor

    Como mencionamos na dica anterior, a necessidade de procurar um médico, caso haja dores constantes ou diferentes do comum é realmente importante.
    A dor de cabeça é um alerta do seu corpo de que algo não está bem. Um dos primeiros sinais vindo dele é justamente a dor de cabeça, seja ela forte, leve ou moderada. Dores de cabeça são associadas a uma série de fatores, dos quais um analgésico pode ser eficiente na hora, mas a longo prazo não solucionará o seu problema e poderá ser ainda mais prejudicial à saúde.

    Algumas causas comuns das dores de cabeça, são: estresse, má digestão, problemas auditivos, oftalmológicos, dores nas costas, postura incorreta, má circulação sanguínea, gripes e resfriados, excesso de som ou luzes no ambiente, alimentação inadequada, problemas relacionados ao cérebro e muito mais.

    Como podemos notar, as causas de uma dor de cabeça são quase infinitas, o que significa que você jamais deve evitar uma consulta médica, principalmente se as suas dores de cabeça forem constantes e não aliviarem com analgésicos.

    Você deve sempre lembrar que o analgésico deve ser tomado com consciência, esporadicamente e não todos os dias ou cada vez que você sentir essas dores.
    Estude as causas do seu problema, procure um especialista (clínico geral ou neurologista) e cure da forma correta, tomando a medicação certa para o seu problema.

     

  9. Medicar-se com remédios naturais ou químicos

    Caso você já saiba quais as causas da sua dor de cabeça ou enxaquecas, chegou a hora de escolher a melhor forma de medicá-la. Converse com o seu médico e se possível, peça algum remédio natural para combater o seu problema. Em todas as nossas dicas de saúde, indicamos os método naturais em primeiro caso, elas são menos nocivas ao seu organismo e capazes de promover o alívio tão ou até melhor que qualquer químico.

    Se realmente não for possível, você deve seguir a orientação médica e partir para as medicações convencionais. É importante saber que tudo tem os dois lados e você deve seguir o que for mais indicado para você e para o seu problema. Não queira tomar uma medicação natural se o seu problema for mais grave ou necessário combater com componentes químicos.
    Converse sempre com o seu médico e escolha a melhor alternativa, de acordo com a necessidade do seu organismo.

     

  10. Consultar um especialista

    Consultar um especialista, sendo ele clínico geral ou um neurologista, nunca deve ser descartado. Você deve saber qual a fonte do seu problema e tratá-lo da forma correta que só um médico poderá lhe indicar.
    Como mencionamos anteriormente, as causas de uma dor de cabeça ou enxaqueca são muitas, a soluções também serão.
    Não adiantará e não será benéfico para o seu organismo tomar medicações constantes sem saber o porquê de estar tomando e qual a real causa das dores.

Dores de cabeça e enxaquecas são terríveis, seja qual for a causa ou a situação. Buscar soluções para ela é a única coisa que você tem a fazer. Então vá em frente, procure as causas das suas dores e livre-se delas o mais rápido possível, sua qualidade de vida depende disso.

Se você tiver mais alguma dica ou sugestão (saudável e confiável) para o alívio das dores de cabeça e enxaquecas, conte para nós, compartilhe com o demais e auxilie todos no alívio dessas dores tão comuns e incômodas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s