12 Tratamentos eficazes para remover cravos e espinhas

Fazer um tratamento para remover cravos e espinhas é muito mais do que apenas cuidar do visual, é pensar na sua saúde e bem estar diário.

Existe uma infinidade de tratamentos, receitas caseiras e procedimentos estéticos capazes de suavizar e até eliminar as tão indesejadas espinhas, cravos e as manchas da pele provocadas por essas acnes.

→ Dicas para aliviar dores de cabeça e enxaqueca
→ Dicas para controlar a raiva, estresse e ansiedade

Logo abaixo, separamos alguns dos tratamentos e dicas mais procurados atualmente para eliminar cravos e espinhas. Confira com calma e veja se algumas das opções é funcional para você.

Caso você tenha outra opinião, alguma nova dica ou alguns dos tratamentos listados abaixo não tenham sido suficientes para você, utilize a aba de comentários, logo ao fim da página, e compartilhe conosco a sua opinião.

Como eliminar cravos e espinhas do rosto e do corpo?

Tratamento Espinhas

1 Esfoliação caseira ou profissional

A esfoliação é um dos procedimentos mais indicados quando falamos em limpeza de pele, desobstrução dos poros e diminuição de cravos, espinhas e oleosidade da pele.

Fazer a esfoliação é bastante simples, basta criar um esfoliante natural, na sua casa mesmo (com os ingredientes que citamos abaixo), ou comprar um esfoliante pronto, vendido em diversas farmácia e lojas de cosméticos.

Dicas de esfoliantes naturais:

Bicarbonato de sódio + Creme de limpeza ou Água:
Misture 1 colher de bicarbonato de sódio à uma quantidade de gel de limpeza facial ou água. Misture até formar uma pasta, lembrando de fazer uma quantidade suficiente para cobrir toda a área afetada.
* Massageie levemente (em forma circular) de 3 a 5 minutos. Deixe agir por mais 10 minutos e lave em seguida. (Repita o procedimento 3 vezes na semana).

Aveia + Mel:
Misture 1 colher de aveia em floco com 2 colheres de mel. Dobre as quantidades se for necessário, mas mantenha o formato de pasta, com ingredientes equilibrados.
* Massageie levemente (em forma circular) de 3 a 5 minutos. Deixe agir por mais 10 minutos e lave em seguida. (Repita o procedimento 3 vezes na semana).

Açúcar + Mel + Limão:
Misture 1 colher de açúcar, ½ colher de mel e o suco de um limão. Certifique-se de que a quantidade será o suficiente para toda a área que você pretende tratar, caso não, dobre as quantidades. Tome cuidado apenas com o excesso do limão (pois exposto ao sol, ele pode causar manchas na sua pele).
* Massageie levemente (em forma circular) de 3 a 5 minutos. Deixe agir por mais 10 minutos e lave em seguida. (Repita o procedimento 3 vezes na semana).

Café + Azeite de Oliva ou Água:
Misture 1 colher de café com 1 colher de azeite ou água. Certifique-se de deixar no ponto ideal para passar nas áreas afetas (textura de pasta).
* Massageie levemente (em forma circular) de 3 a 5 minutos. Deixe agir por mais 10 minutos e lave em seguida. (Repita o procedimento 3 vezes na semana).

Você pode optar também pelos esfoliantes prontos, comprados em farmácias ou lojas de cosméticos. Aproveite a compra e escolha o esfoliante ideal para a sua pele, ou as versões com tônicos e géis de limpeza na formulação.

2 Protetor Solar

Protetor Solar Tratamento Espinhas

O protetor solar faz muito mais do que apenas prevenir o envelhecimento da pele e auxiliar na proteção contra os raios solares. Uma das principais indicações dos dermatologistas, quanto a diminuição e prevenção da acne, é a utilização do protetor solar diariamente.

A radiação ultravioleta colabora para o aumento da produção de sebo na pele, causa de grande parte das acnes como espinhas e cravos, por este motivo, utilizar o protetor solar todos os dias é tão importante quanto qualquer tratamento que você faça, caseiro ou profissional.

3 Máscaras faciais

Máscaras faciais também são uma boa indicação para a diminuição da acne e a melhora da pele num geral. As máscara ajudam na limpeza da pele, hidratação, diminuição de manchas e redução de olheiras. Confira algumas dicas de máscaras faciais caseiras:

Banana madura + Água
Amasse 1 banana madura e misture com água até atingir uma textura de pasta. Não será difícil, pois a banana por si só já cria uma boa textura ao ser amassada.
Aplique sobre a pele e deixe agir por 15 minutos. Retire em seguida e lave com água. Repita o procedimento 2 vezes por semana.

Clara de ovo + Mel:
Bata a clara de 1 ovo (em neve) e misture com 2 colheres de mel. Dobre as medidas caso não for suficiente.
Aplique no rosto e deixe agir por 15 minutos e em seguida lave com água. Repita o procedimento de 2 a 3 vezes por semana.

Morango, mamão, tomate e pepino são mais algumas dicas naturais que você pode utilizar para criar máscaras e pastas para remover cravos e espinha no corpo e no rosto. Todas essas opções possuem vitaminas e nutrientes ideais para regenerar, hidratar e cuidar da sua pele.
Na maioria do casos basta você triturar os ingredientes e misturar com água, algum creme suave ou um óleo simples, até atingir um ponto firme e ideal para aplicar nas áreas desejadas. Basta escolher a sua melhor opção e repetir o procedimento de 2 a 3 vezes por semana.

4 Chás

Os chás são excelentes aliados no combate de espinhas e cravos. Eles são ideais para uma limpeza de pele profunda e para a prevenção contra acne.

Veja abaixo algumas opções de chás que podem ser utilizadas para combater cravos, espinhas e até manchas na pele.

  • Chá de alecrim
  • Chá de bardana
  • Chá de verde
  • Chá de folha de goiaba

Para fazer os chás indicados acima basta fazer uma infusão, deixar esfriar (o suficiente para não queimar sua pele) e aplicar em toda a área afetada. Deixe agir por alguns minutos e lave o rosto ou área afetada em seguida.

* É indicado lavar o rosto com uma água morna antes de aplicar, para que o chá seja melhor absorvido pela pele.

Se preferir você também poderá aplicar um hidratante após o procedimento com os chás, será ótimo para garantir uma limpeza e restauração total da pele, além de mantê-la hidratada e livre das acnes e oleosidade.   

5 Leite de coco

Leite de Coco Tratamento Espinhas

O leite de coco é um aliado poderosíssimo para a sua pele. Ele é um hidratante super natural, além de possuir outros nutrientes super indicados para manter a sua pele firme, suave e com um ar de frescor.

O leite de coco é rico em vitamina C, sendo um antioxidante natural, previne o envelhecimento da pele e consequentemente na prevenção de rugas e manutenção da maciez da pele.

Outra vantagem do leite de coco é quanto ao seu grande poder antibacteriano, que previne as espinhas e cravos e mantém a pele hidratada por mais tempo.

* E não se preocupe! O leite de coco não deixa a pele oleosa e também não entope os poros.

Utilize algumas vezes por semana, como qualquer outro produto de limpeza facial e acompanhe os ótimos resultados do leite de coco.   

6 Cremes e óleos industrializados

Em farmácias e lojas de cosméticos você encontra uma infinidade de opções de cremes, pastas, óleos e demais produtos específicos para a limpeza de pele.

Comprar um kit e fazer um uso contínuo pode ser uma opção mais fácil e rápida para quem quer cuidar da pele, mas não tem tempo de fazer a sua própria pasta ou creme caseiro.

Veja abaixo algumas opções de produtos para limpeza e cuidados da pele.

  • Gel de limpeza facial
  • Solução micelar
  • Demaquilante
  • Hidratante
  • Protetor solar
  • Spray ou creme antioleosidade
  • Lenços umedecidos
  • Sabonete em barra ou líquido
  • Máscaras faciais
  • Tônicos
  • Adstringentes
  • Clareador de manchas
  • Cremes e soluções anti-idade
  • Esfoliantes
  • Antiacne

Compre algumas opções e faça uma sessão de limpeza semanal para manter a sua pele sempre em dia. No mercado hoje você encontra diversas opções e marcas de produtos diferentes. Você pode optar pelas versões mais conhecidas e indicadas ou pelas opções custo-benefício.

Compre os produtos da sua preferência, de uma marca da qual você conheça e confie. Escolha todos os itens da linha e faça o uso completo, conforme a prescrição do produto.

Se você não conhecer nenhuma marca, opte por perguntar à alguém que já usou e conhece ou então escolha as marcas comuns e mais conhecidas no mercado como: Mary Kay, Hinode, Natura, Avon e Boticário, entre outras.

7 Limpeza de pele periódica

Com todas as opções de produtos listados acima, a opção de limpeza de pele periódica fica mais fácil e simples para você.

É importante manter uma rotina de limpeza de pele para que você possa prevenir as acnes antes mesmo de ter que remediá-las depois.

O ideal é que você faça uma limpeza de pele pelo menos 1 vez por semana. O mais é indicado é 2 a 3 vezes por semana.

Fazer esse procedimento sempre que possível ajuda não somente na manutenção das espinhas e dos cravos, como também, na maciez da pele, diminuição das marcas de expressão, diminuição das manchas da pele, olheiras e aspecto de cansaço e abatimento.

O protetor solar é e sempre será a nossa principal indicação. É um dos melhores produtos que você pode ter sempre ao seu lado. Ele é a forma mais preventiva de manter a sua pele em bom estado e longe da acne e do envelhecimento precoce.  

8 Sabonetes antiacne

Sabonete Tratamento Espinhas

O sabonete anti acne é uma opção prática e rápida para quem não quer perder tempo com limpezas profundas da pele, mas quer manter uma limpeza um pouco melhor do que apenas o sabonete comum.

A versão do sabonete antiacne concentra antibactericidas necessários para agir contra os cravos e as espinhas de forma preventiva. Você pode substituir o seu sabonete comum por uma dessas versões e limpar o seu rosto e até mesmo o seu corpo todos os dias com um sabonete antiacne.

* Escolha entre o sabonete líquido ou em barra. O melhor para a sua rotina.

9 Mude a alimentação e reduza as espinhas e cravos

Muitos alimentos são responsáveis pelo aumento de cravos, espinha e oleosidade da pele.

Os principais são aqueles com excesso de açúcares e gorduras. Confira alguns deles:

  • Biscoitos
  • Chocolate
  • Frituras
  • Salgadinhos
  • Pães
  • Doces em geral
  • Leite e derivados
  • Embutidos
  • Fast food
  • Carnes gordurosas
  • Comida pronta (congelada)

É claro que você não precisa necessariamente excluir esses itens da sua dieta, se essa não for a sua intenção. Basta comer sem exageros e não integrar esses itens com frequência na sua dieta.

10 Cera caseira para remoção de cravos e espinhas

A cera caseira é uma opção em alta para a remoção dos cravos e espinhas. Você já deve ter ouvido falar ou até usado a famosa cera preta, vendida em farmácias e lojas de cosméticos. Algumas são tão fortes, que chegam a doer no momento da remoção, principalmente para os que tem a pele mais sensível. Mas é uma ótima opção e super utilizada por diversas pessoas.

A novidade aqui é que agora você pode fazer uma versão caseira da sua máscara de remoção para cravos e espinhas. Confira a receita e o modo de utilização.

  • 1 Colher de gelatina em pó
  • 1 Colher de leite
  • Misture até ficar no ponto de pasta
  • Aplique no rosto e deixe de 10 a 15 minutos
  • Depois de seca e endurecida, basta remover, semelhante a uma cera de depilação

Alguns praticantes dessa técnica indicam colocar a solução, depois de misturada, no microondas por 10 segundos, isso ajudará na secagem e irá acelerar o processo.

Há quem prefira deixar secar naturalmente pois adere melhor à pele e oferece um efeito melhor. Teste e faça da maneira mais indicada para você. Escolha como você prefere e mãos à obra.

11 Procedimentos estéticos

Estética Tratamento Espinhas

Outra forma de tratar as espinhas, cravos e as manchas na pele causadas por essas acnes são os procedimentos químicos. Esse tipo de tratamento é um pouco mais caro que os convencionais, mas pode resolver o problema de forma rápida e muito mais eficiente.

Alguns tratamentos estéticos indicados para alívio e remoção de cravos e espinhas, são:

  • Peeling químico
  • Peeling de cristal
  • Radiofrequência
  • Alta frequência
  • Drenagem linfática
  • Laser  

12 Procure um dermatologista

Descobrir as causas dos seus cravos e espinhas com o auxílio de um profissional é o melhor conselho que damos a você. Se depois de tentar algumas das opções listadas acima você não conseguir o resultado esperado, consulte um dermatologista e descubra a verdadeira causa das suas acnes.

Muitas vezes os problemas de pele, como cravos, espinhas e manchas, estão associados à problemas de saúde ou fatores que você nem imagina. Detectar isso só será possível com o auxílio de um médico, seja ele um clínico geral, que poderá lhe indicar o profissional ideal ou o próprio dermatologista, que também poderá indicar à você um profissional responsável para a sua causa.

Pense nisso, consulte o seu médico de preferência e trate da melhor forma possível os seus cravos e espinhas. Livre-se da acne!

Anúncios

Autor: Tópico Livre

Informações, dicas e tutoriais. Tudo em um só lugar!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s