Aprenda como fazer uma massagem relaxante em casa

Fazer massagem relaxante em casa é uma boa pedida para quem está querendo dar um tempo do stress ou aliviar as dores corporais.

Na matéria à seguir você irá conferir algumas dicas de massagens relaxantes boas e práticas para fazer em casa ou em qualquer lugar que você desejar. Basta uma local apropriado e uma dose de boa vontade.

Aprenda mais e tenha uma rotina mais saudável fazendo ou recebendo uma boa massagem relaxante 😉.  

Dicas de massagem relaxante para fazer em casa

1- Comece escolhendo um bom creme ou gel de massagem

Existem várias opções disponíveis no mercado, desde os géis especiais para massagem, até as opções que esquentam, esfriam e com cheiros específico, uma para gosto ou necessidade de uso.

2- Massagem nos pés

Sua massagem pode iniciar por onde você desejar, mas nestas dicas, vamos iniciar de baixo para cima, começando pelos pés. Você pode fazer essa massagem de várias formas e em vários pontos dos pés, veja abaixo algumas opções:

Massagem nos Pés

* Sola dos pés: Aperte com os dedões das suas mãos a sola do pé da pessoa massageada, de cima para baixo, ao longo de todo o comprimento do pé. Utilize a força dos dedos pressionando de forma alternada para garantir uma massagem agradável e funcional.

* Calcanhar: Una as suas mãos e cruze os dedos (semelhante ao ato de oração). Em seguida (mantendo a pessoa massageada de barriga para baixo), encaixe suas mãos cruzadas sobre o calcanhar e aperte suavemente (como se fosse fechar as mãos). Repita o movimento apertando e soltando as mãos, sem exagerar na força.

* Tornozelos: Com a pessoa massageada ainda de barriga para baixo, levante suavemente a perna (o suficiente para a encaixar suas mãos no tornozelo). Em seguida, faça movimentos circulares pelo tornozelo, utilizando uma das mãos para massagear e a outra para segurar a perna, depois troque.  

* Dedos dos pés: Entrelace os dedos da sua mão ao dedos do pé da pessoa massageada e suavemente feche e abre os seus dedos, fazendo uma leve pressão. Faça um pé de cada vez e utilize a outra mãos para segurar o pé da pessoa massageada. Em seguida, puxe os dedos um a um, como se fosse “estalar”  (de forma moderada), para esticá-los e massageá-los.

3- Pernas, coxas e glúteos

Lembre-se de massagear a parte frontal e traseira das pernas.

Massagem nas Coxas

*  Panturrilhas: Deslize nas laterais da panturrilha com as suas mãos abertas, fazendo movimentos para cima e para baixo. Lembre-se da parte de trás e também a frontal da perna (próxima a canela).

Uma dica é que você opte por iniciar a massagem toda na parte de trás ou da frente do corpo e alterne para o outro lado em seguida.

*  Coxas: Faça o mesmo movimento (para cima e para baixo) nas laterais, parte frontal e traseira das coxas. Em seguida, coloque uma mão sobre a outra (aberta) a faça pressão sobre as coxas, pressionando para baixo com leves “golpes” ao longo de toda a coxa.

* Glúteos: Feche os punhos (como o movimento de soco) e faça pressão com as duas mãos (ou uma de cada vez, se preferir) sobre os glúteos. Você pode usar também uma toalha sobre os glúteos, isso ajudará a manter a firmeza da pressão e a intensidade da massagem.

4- Costas

As costas podem receber uma séries de movimentos diferentes para uma boa massagem relaxante. Você pode massagear desde a lombar, até a superior das costas, próximo aos ombros e pescoço.

Massagem nas Costas

* Lombar: Faça movimentos do centro da lombar para as laterais com as mãos abertas. Em seguida, ainda com as mãos abertas, uma sobre a outra, faça uma pressão sobre todos os pontos da lombar, semelhante a pressão mencionada nas panturrilhas.

*Meio das costas: Com as mãos abertas, faça movimentos para cima e para baixo ao longo das costas, desde a lombar, até próximo ao ombro.
Em seguida, faça o mesmo movimento só que para os lados, localizando com mais intensidade o centro das costas.  

*Superior das costas: A parte superior pode ser massageada junto com os ombros, se você preferir. Você poderá também fazer o mesmo movimento da dica anterior, massageando de cima para baixo, ou então, pressionando a região com uma mão sobre a outra ou com o punho fechado.

5- Ombros e pescoço

Partes extremamente relaxantes, ideais para uma massagem de intensidade e com o máximo propósito de relaxamento.

Massagem nos Ombros

* Ombros: Com as mãos em forma de “pinça”, na tradicional massagem de ombros, você pode fazer movimentos circulares ou com leves pressões, massageando os dois lados simultaneamente. Em seguida, faça pressão com as mãos abertas, uma sobre a outra, pressionando um ombro de cada vez, primeiro a parte traseira, depois a frontal (ou vice e versa). Com a pessoa massageada sentada, você pode também entrelaçar os dedos e pressionar ambos os lados do ombro (frente e trás), fechando as mãos com uma leve pressão, semelhante a dica citada para os calcanhares.

Pescoço: O pescoço pode ser massageado com uma das mãos de cada vez, fazendo leves movimentos de cima para baixo, com a palma da sua mão (mais especificamente, a parte “gordinha” da mão). Em seguida, com os dedões das mãos, faça movimentos circulares e de cima para baixo ao longo de todo o pescoço. Com a pessoa massageada sentada, você também pode massagear as laterais do pescoço com as duas mãos, uma de cada lado.

6- Peito e barriga

Ambas são áreas boas para fazer uma massagem, seja ela relaxante ou não, apenas tome alguns cuidados com a região abdominal, pois é uma área mais sensível e pode causar algum desconforto à quem está sendo massageado.

Massagem na Barriga

* Peito: A região do peito pode ser massageada com as mãos abertas, em movimentos laterais, do centro do peito para fora. Em seguida, você deve fechar os punhos e fazer pressão em todos os pontos do peito. Utilize também as palmas das mãos (a parte gordinha), fazendo movimentos para cima e para baixo.

* Barriga: Massageie a barriga com a palma das mãos abertas, em movimentos circulares. Em seguida, faça movimentos de cima para baixo e da parte central da barriga para os lados.

Lembre-se que a área abdominal é mais sensível, então não exagere na força!

7- Cabeça

Pontos importantes para aliviar tensões, dores de cabeça e estresse.

Massagem na Cabeça

* Têmporas: Massageie com o dedo indicador e médio (juntos) de forma circular e simultaneamente, com as duas mãos, uma em cada lado.  

* Testa: Localize o centro da testa e utilize os dedões para massagear de forma circular e para cima e para baixo.

* Laterais (em cima das orelhas): Faça o mesmo movimento indicado para as têmporas.

* Ao redor dos olhos e maçãs do rosto: Utilize as pontas dos dedos, massageando suavemente e seguindo o movimento circular dos olhos e da maçã do rosto, preferencialmente de baixo para cima.

*Região do queixo: Utilize os dedões para a parte central do queixo e as pontas dos outros dedos para as extremidades.

Para mais dicas de alívio das dores de cabeça e estresse, confira nossas matérias especiais logo abaixo:

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Autor: Tópico Livre

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