9 dicas simples e rápidas para aliviar dores nas costas

Dores nas costas são sempre complicadas, podem afetar os seus dias e transformar a sua rotina em algo ruim, cansativo e muito doloroso.

Se você sofre desse mal, confira abaixo nossas dicas de como aliviar as terríveis dores nas costas e comece hoje mesmo a aproveitar uma vida mais tranquila e sem dores.

9 passos simples para aliviar as dores nas costas

1- Massagens localizadas

Faça massagens localizadas na região em que você sente dor e também próximo a ela. Muitas vezes a dor em uma região específica das costas pode ser provocada por outros locais e até mesmo por outros fatores, por este motivo, massagear toda a região é muito importante.
Existem duas formas de massagear as costas:

* Automassagem: Você pode massagear os ombros, a lombar e as laterais das costas sozinho, caso não tenha como ser massageado. Aconselhamos você a fazer isso durante o banho, pois o calor ajuda a aliviar as dores nas costas.

* Ser massageado: Vá a um profissional ou peça para alguém massagear você. Existem várias técnicas de massagem que podem ser feitas em casa, por alguém da sua escolha. As massagens podem ser feitas desde a lombar, até superior das costas, ombros e pescoço, além de pernas, pés e todos os pontos que podem estar causando essas dores.

Neste link → Dicas de massagens, disponibilizamos algumas dicas de como você pode fazer ou receber essa massagem.

Massagem para Dor nas Costas

2- Alongamentos

Alongar-se várias vezes ao dia e especialmente quando você sente essas dores nas costas pode ser um ótimo remédio para curar ou aliviar nos momentos de maior tensão. Apenas tome cuidado com algum possível problema mais sério que você possa ter. Se houver algum problema previamente detectado por um médico, você deve ter cuidados ao executar um alongamento. É importante consultá-lo e saber se o alongamento será o tratamento ideal e não irá agravar o seu problema.

Algumas dicas de alongamento para as costas:

* Deite-se em uma superfície reta com a barriga virada para baixo. Suba o peito, a cabeça e as pernas para cima, fazendo uma espécie de “canoa” com as costas. Repita o movimento de 8 a 15 vezes.

*  Encoste o queixo no peito e desça em direção ao chão, como se fosse encostar as mãos nas pontas dos pés (se você não conseguir tocar os pés, não tem problema, vá até onde sentir as costas alongar). Esse movimento (com o queixo encostado no peito) enfatiza o alongamento das costas antes da posterior das pernas, “pegando” exatamente essa região, um alongamento ideal para as costas.

* Fique de pé e curve-se para trás, com os braços esticados, o máximo que conseguir. Apenas tome cuidado para não exagerar e se desequilibrar.

* Seguindo a mesma ideia do movimento anterior, você pode também variar virando para os lados, primeiro um, depois outro, isso irá alongar a sua coluna de forma lateral, pegando pontos diferentes do que os alongamentos comuns não conseguem.

3- Controle de peso

O sobrepeso é um dos principais causadores de dores nas costas. Nossos pés e coluna sofrem um grande impacto com o peso excessivo, além de ocorrer um acúmulo de gordura abdominal e diminuição da força muscular do abdômen, responsável por auxiliar e sustentar a coluna.

Além de controlar o peso é importante que você pratique exercícios físicos regulares, para se manter sempre no peso ideal e conseguir também fortalecer os músculos das costas e abdômen.

Controle de Peso Melhora na Dor nas Costas

Confira também: Tratamentos eficazes para remover cravos e espinhas

4- Correção postural

Má postura, assim como o excesso de peso, é outro principal causador das dores nas costas. Para aliviá-las você deve iniciar corrigindo os maus hábitos que costuma ter, isso pode evitar grandes problemas futuros e gastos com médicos e fisioterapeutas.

* Mantenha a coluna reta quando estiver sentado, cuidando para movimentar-se de forma suave e sem movimentos exagerados para os lados, para cima e para baixo.

* Cuide com a forma como se agacha e levanta na hora de pegar algum objeto no chão, isso também pode provocar danos à sua coluna.

* O momento de dormir é tão importante quanto todos os movimentos que você faz quando está acordado. O seu colchão pode ser um grande vilão para o aumento da dor nas costas.
Certifique-se de que o seu colchão é adequado para a sua postura e também a altura do seu travesseiro. Caso você não saiba, teste alguns dias de sono em um hotel ou outro lugar que possua uma cama diferente da sua. Isso ajudará a descobrir se o fator é o seu colchão ou o seu travesseiro.

5- Exercícios físicos

Exercícios físicos regulares são o melhor remédio para muitos problemas. Dores nas costas muitas vezes podem ser causadas pela falta deles. Uma simples caminhada por fazer com que o seu corpo responda positivamente a essas dores, aliviando-as e melhorando um problema que é mais simples do que pode parecer.

Outros tipos de exercícios como pilates, alongamento, corrida, natação e musculação são ótimos para o alívio das dores nas costas. Todos auxiliam no aumento da força muscular e em uma melhor sustentação da coluna e de todo o seu corpo.

Exercícios para Dor nas Costas

6- Remédios caseiros

Alguns chás podem auxiliar no alívio às dores nas costas de forma muito prática. Essas opções diminuem a necessidade de componentes químicos no seu organismo e mantém uma qualidade de vida muito melhor. Una os chás com exercícios físicos e massagem e tenha uma melhora ainda mais garantida das suas dores nas costas. Conheça alguns chás indicados:

* Chá de castanha de índia
* Chá de alecrim
* Chá de sálvia
* Vitamina C (encontrado em morangos, kiwis e frutas cítricas no geral).

7- Remédios químicos

Os remédios químicos são uma alternativa, mesmo que você não queira partir para eles e devem ser utilizados apenas com recomendações médicas. Não compre medicamentos indicados por outras pessoas ou que você pesquisou na internet. Cada organismo é um e o remédio que fez bem para uma outra pessoa, pode não fazer bem para você.

Existem várias opções de remédios para dores em geral e especialmente dores nas costas. Se você consultar um médico e descobrir o seu problema, ele receitará a opção certa para você. Aconselhamos também a procurar um especialista antes de tentar um exercício físico forçado ou uma medicação prejudicial, tudo isso pode agravar ainda mais o seu problema.
Confira algumas medicações mais comuns:

* Analgésicos: Como o Paracetamol;
* Anti-inflamatórios: Como Diclofenaco ou Ibuprofeno;
* Relaxantes Musculares;
* Combos Analgésico + relaxante muscular (Existem no mercado versões já unificadas desses medicamentos, eles não devem ser ingeridos separadamente e sem orientação médica);

Remédio para Dor nas Costas

Confira também: Dicas para aliviar dores de cabeça e enxaqueca

8- Controlar o estresse

O estresse é um causador super comum de dores nas costas. Por mais que você não consiga associar a dor ao momento do pico de estresse ele está lá e com certeza pode ser um causador. Muitas vezes você se estressa horas e até dias antes de uma crise de dor e somente após isso elas irão se manifestar.

Procure fazer alguns testes para saber se a sua dor nas costas é recorrente do estresse. Analise os momentos em que você tem esses picos e se logo em seguida (horas ou dias) você tem alguma dor.
Anote cada momento de tensão e também de relaxamento, depois, avaliei se elas possuem relação. Se você necessitar de um diagnóstico mais preciso procure um especialista.

9- Esquentar a região

Como mencionado anteriormente, o aquecimento na região das costas pode ser um poderoso aliado no alívio das dores.
Ao aquecer a região a circulação sanguínea aumenta, fazendo com que os músculos relaxem e consequentemente diminuam as tensões, aliviando dores e incômodos.
Confira algumas opções de tratamentos:

* Compressas quentes com panos ou bolsas térmicas
* Banhos quentes
* Massagens com géis ou cremes de efeito aquecedor
* Deitar-se em um posição confortável com um lençol térmico

Compressa para Dor nas Costas

Aliviar a dor nas costas é uma tarefa difícil se o seu problema for algo “médico”, do qual dicas comuns como essas não possam aliviar.
Por este motivo é sempre importante que você recorra a um profissional para previamente detectar as causas da sua dor. Feito isso, basta escolher se o seu tratamento pode ser feito com algumas de nossas dicas e optar pela melhor opção para você.

Se você possuir outra técnica ou dica para aliviar dores nas costas, divida conosco. Comente abaixo e compartilhe. Toda ajuda é sempre bem vinda, ainda mais quando pode ajudar a aliviar dores tão incômodas e preocupantes. 😉

Autor: Tópico Livre

Informações, dicas e tutoriais. Tudo em um só lugar!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s