18 dicas para ganhar seguidores no instagram (2019)

Ganhar seguidores no instagram envolve estratégia, bons recursos e um pouco de paciência, dependendo de qual das dicas abaixo você resolver seguir.

Todas elas, com total certeza, trarão algum benefício para você, o que irá mudar aqui, é o tipo de seguidor que você procura, qual ênfase quer dar ao seu negócio, marca ou perfil pessoal e qual o seu principal objetivo com o instagram.

Como ganhar seguidores no instagram: (pagos e gratuitos)

1 Crie um calendário com posts regulares

O instagram, assim como diversas outras redes sociais, funciona com algoritmos, que trabalham de acordo com as movimentações que você faz no aplicativo. Ou seja, ele reconhece suas ações e mantém um padrão de visibilidade maior para o seu perfil com base nessas ações.

Uma das formas de otimizar os algoritmos a seu favor é criar postagens regulares, fazendo uma espécie de calendário programado. Poste conteúdo sempre que for possível, mas também, sem exagerar na dose, tudo deve ser feito de forma controlada, mas com uma regularidade boa o suficiente para atrair e manter os seus seguidores.

Tente se organizar para postar pelo menos 1 vez ao dia. Caso isso não seja possível, faça o máximo de publicações que você puder por semana, mas sem colocar tudo em apenas um dia e nada nos demais. Se precisar use a opção de programação e deixe as publicações prontas para serem postadas nas datas que você desejar

2 Use as hashtags corretas nas publicações

As hashtags são aliadas poderosas em várias redes sociais, principalmente o instagram. Elas podem tanto ser inúteis nas curtidas, como lhe auxiliar de forma muito positiva a ganhar seguidores no instagram, basta aplicá-las da forma correta.

As hashtags agora podem ser seguidas no instagram, o que significa, que mencionar as opções corretas e mais procuradas pelos usuários pode fazer com que a sua publicação apareça no momento certo e para o público certo.

Você deve “abusar” das hashtags, apenas usando sempre as mais procuradas e relacionadas ao seu público e tipo de publicação. Coloque várias hashtags, não apenas uma. Vá desde o assunto geral da sua matéria, com o tema mais abrangente, até as minúcias deles, com hashtags mais específicas e de acordo com o que você está querendo mostrar na sua publicação.

Exemplo: Para uma publicação relaciona a gastronomia, use hashtags do tipo:

#culinaria
#gastronomia
#comida
#food
#instafood
#gourmet
#receitas
#cozinha
#sabor…


O site best-hashtags.com é uma excelente opção para quem não está muito por dentro das hashtags do seu negócio e precisa de algumas dicas do que colocar em cada publicação.

3 Curta e comente em perfis famosos e hashtags populares

Entre em perfis de famosos ou comente publicações com hashtags populares. Inclua o seu perfil em locais onde você terá ampla visibilidade, de preferência em hashtags associadas ao que você quer oferecer no seu perfil ou então em famosos que tenham alguma similaridade com o que você quer mostrar.

Quanto mais contato e mais “aparição” você tiver maior será o seu alcance em relação à curtidas e seguidores. Faça isso com várias hashtags e em vários perfis. Cuide apenas para não causar uma espécie de spam em comentários ou hashtags, isso pode fazer com que você seja bloqueado pelo usuário deste perfil.

Aproveite os momentos em que a publicação deste perfil famoso ou hashtag popular esteja ganhando um bom número de curtidas ou comentários, ou então, em uma publicação recém feita, para que o seu comentário tenha melhor visibilidade.

4 Faça um sorteio em troca de seguidores ou curtidas

Você já deve ter visto em algum perfil do instagram (especialmente nos perfis empresariais) sorteios que solicitam curtidas, comentários ou seguidores na página em troca de algum brinde ou prêmio específico.

Essa técnica costuma dar bastante resultado, basta você oferecer um produto específico, para um público também específico, e suas chances de recrutar mais seguidores serão ainda maiores.

O mais comum é que as páginas solicitem a você seguir o perfil e marcar dois ou três amigos em cada comentário, espalhando como uma forma de corrente. O alcance é muito maior e a possibilidade de ganhar seguidores também.

Outro ponto que não deve ser esquecido é que você deve tentar deixar o sorteio rolando por um bom período de tempo. Não demais, ao ponto das pessoas se cansarem, mas o suficiente para causar uma “agonia” em marcar logo os nomes e seguir a página e também para conseguir um número maior de seguidores no espaço de tempo da circulação.

5 Transforme o instagram em conta comercial

Para quem busca realmente alcançar mais seguidores, ganhar mais curtidas e dar mais visibilidade para o seu perfil, alterar para uma conta comercial é a melhor opção.

As vantagens em ter um conta comercial vão desde os botões personalizados no perfil, até um melhor controle dos acessos e de todo o resultado que ele está tendo, além é claro, de possuir um melhor alcance com os impulsionamentos e um desempenho geral voltado especificamente para uma conta comercial.

* Observação 1: Este tipo de alteração não impede que você volte ao perfil comum (pessoal), caso se arrependa ou deseje ter uma conta comum novamente.
* Observação 2: Para transformar a sua conta pessoal do instagram em comercial é necessário ter uma página do facebook para vincular a ela.

Para transformar o seu perfil em conta comercial siga os passos:

“Configurações” > “Adicionar uma conta comercial” > “Converter conta existente” > “Escolher página” > “Escolha a sua página do facebook que será associada” > confira as informações e clique em “concluir”.

Conta Comercial Instagram

6 Impulsione publicações

A maioria das buscas por “ganhar seguidores do instagram” feita nos buscadores, está relacionada às formas mais baratas ou gratuitas de conseguir esses seguidores. O impulsionamento normalmente é deixado como última opção, mas, aconselhamos você a pensar duas vezes antes de descartar essa dica.

Selecionando um público específico e uma faixa etária de acordo com os seus interesses é possível ter um bom resultado, mesmo fazendo um investimento de baixo valor. Aqui, contará muito a sua estratégia de impulsionamento e a frequência que você irá impulsionar essas publicações, além é claro, de oferecer aos possíveis seguidores um conteúdo de qualidade e atraente o suficiente para captar uma boa quantidade de usuários para o seu perfil do instagram.

Analise com calma todos os detalhes e faça um teste (mesmo que com um valor menor) em uma publicação patrocinada. Veja os resultados e decida se vale ou não a pena o patrocínio de publicações no instagram.

Aprenda como impulsionar uma publicação no instagram:

1. Tenha um conta comercial
2. Abra a publicação no seu perfil e clique em “Promover”
3. Escolha o que quer impulsionar: Seu perfil ou seu site

Impulsionar 1 Instagram

4. Defina o público (região, interesses, idade…)
5. Defina o valor que pretende investir
6. Crie a promoção

Impulsionar 2 Instagram

7 Conecte o instagram com suas outras redes sociais

Transformando a sua conta pessoal do instagram em uma conta comercial, já será necessário associar a uma página do facebook. Caso você opte por não fazer isso, aconselhamos pelo menos, a publicar ou associar a sua conta do instagram nas suas demais redes sociais.

Esta dica é muito importante para que você se mantenha ativo o máximo possível no mundo virtual. Nem todos usam o instagram e manter-se reconhecido em outras redes sociais é tão importante quanto apenas no instagram.

Mesmo que você não queira manter uma conexão em outras redes sociais que não o instagram, insistimos que você faça. Qualquer compartilhamento captado por outras pessoas e acessados no instagram pode fazer com que o seu perfil fique mais conhecido, com mais visibilidade e com ainda mais chances de ganhar seguidores, comentários e curtidas nas publicações.

Não se esqueça que as redes sociais são uma corrente de usuários, que levam informações de local a local, passando por todo tipo de usuário a todo o momento. Nenhuma possibilidade deve ser descartada e quanto mais presente você estiver, maior será o seu alcance no mundo virtual.

8 Responda mensagens e comentários

Principalmente para quem está começando, fidelizar os seguidores do instagram é uma boa forma de mantê-los ativos e capturar mais pessoas e curtidas para o seu perfil.

Como mencionamos anteriormente, o instagram trabalha com algoritmos, modificando-se e trabalhando de acordo com as ações e atividades que você tem ao longo do uso.

Curtir, seguir outros perfis, comentar outras publicações e responder pessoa no seu perfil e em outros perfis também, aumenta ainda mais as chances de manter o seu perfil ativo e visível para os possíveis seguidores. Quanto mais você interage, mais você ganha reconhecimento, visibilidade e confiança, o que faz com que os seguidores reais se aproximam e os possíveis clientes da sua marca ou negócio também. Pense nisso.  

9 Poste em horários certos

O uso das redes sociais costumam ter um horário de pico, onde tem mais usuários ativos simultaneamente. Isto faz com que as suas publicações ganhem mais visibilidade, então, é a hora certa de aproveitar e postar ou impulsionar seus conteúdos.

Os horários de maior pico registrados no instagram são:

* Dias de semana: Das 10:00h às 15:00h
* Finais de semana: Das 10:00h às 17:00h e das 19:00h às 22:00h

10 Marque as publicações (mas sem exageros)

Se você quiser ter mais interação com os seus seguidores, você pode marcá-los em algumas publicações. Quase que obrigatoriamente uma pessoa vai querer checar uma publicação em que foi marcada. Mesmo que ela não curta ou comente na sua publicação ela irá pelo menos olhar, o que é um ótimo negócio principalmente se você quiser mostrar um produto ou marca à alguém.

É importante que você não faça isso com tanta regularidade, pois as pessoas podem se cansar e acabar dando unfollow no seu perfil.
Deixe um grande espaço entre uma marcação e outra. Deixe até meses entre uma marcação e outra. Faça com que essa marcação valha a pena, incluindo uma publicação chamativa e que conquiste o seu público.

Uma boa dica é você utilizar a opção do sorteio (mencionada anteriormente) para marcar os seus próprios usuários. Eles serão o start para marcar outros usuários e disseminar o seu sorteio para um alcance maior e com mais chances de ganhar seguidores.

11 Compartilhe seu instagram em e-mails

Se você tem um instagram de negócios, utilizar a sua rede social no disparo dos seus e-mails marketing é uma excelente opção. Este canal tem um grande alcance e pode gerar uma grande quantidade de seguidores, se feita da forma correta.

Deixe claro para o usuário que você possui um perfil no instagram. Instigue ele de alguma forma a te seguir. Lembre-se que você pode utilizar as redes sociais, inclusive o instagram, para vender os seus produtos, então, um investimento através de outras plataformas é sempre bem vindo, pode gerar um ótimo resultado para as suas vendas futuras.

Caso você não possua esse tipo de serviço e esteja começando na sua empreitada por novos seguidores no instagram, você pode enviar o seu convite de uma forma interativa, por e-mail para os contatos que você tem. Ou então, compartilhar via messenger no facebook ou no inbox de outras redes sociais.

Sempre há um jeito de espalhar as suas redes sociais, é só você pensar e buscar pelo melhor jeito, partindo para a busca dos seus seguidores.

12 Pense em comprar seguidores

Comprar seguidores é possível, mas muitos sites e blogs não aconselham você a usar essa opção. Nós achamos que você deve sim utilizar a compra de seguidores para dar um UP no seu perfil, especialmente se você estiver começando.

Perfis com mais publicações, mais seguidores e mais curtidas nas publicações costumam ser mais bem vistos pelos usuários, o que garante ainda mais seguidores e mais segurança para possíveis compras ou negócios com a sua página.

Neste método você terá de se adaptar com seguidores não ativos, pois as bases costumam vir com todo tipo de seguidor, muitas vezes, até com perfis não brasileiros e que não possuem atividade alguma na rede social.

Mesmo assim, nós ainda indicamos esta opção. Os custos são relativamente baixos em relação a rapidez do processo e a quantidade de seguidores que você vai ganhar. Alguns sites oferecem pacotes com seguidores e curtidas inclusas, então, sempre haverá uma opção para o seu bolso ou para a sua necessidade de seguidores.

Procure sites confiáveis na internet (https), de preferência, e que tenham uma boa apresentação de seus produtos. Busque também os sites que não solicitem a senha da sua rede social, não é necessário enviar a sua senha para compra seguidores.

13 Mantenha um padrão visual confortável para o seu perfil

Fazer publicações coerentes e com “cara” de perfis profissionais, como os de empresas e famosos ou marcas conhecidas é uma ótima dica. Você passa mais segurança para os seus futuros seguidores e atrai mais tempo de visibilidade no seu perfil para as pessoas que já te seguem.

Como mencionamos anteriormente, manter uma periodicidade de publicações é sempre indicado, mas pensar no que está sendo publicado e que visual essa publicação vai ter pode fazer toda a diferença.

Lembre-se que o instagram é uma rede social muita mais “visual” que todas as demais, então, investir no lado visual da sua rede social para atrair mais seguidores é extremamente importante.

Algumas dicas são:

* Faça publicações com cores vivas e visíveis, mas com coerência.
* Se o seu perfil for pessoal, vista looks ousados e com cores intensas.
* Pense nos cenários, caso você tire fotos suas ou de objetos.
* Utilize os mosaicos, pois dão um efeito visual super bacana e melhoram a interação com os seus seguidores.
* Coloque frases curtas e sem exageros de palavras (pense no seu post como um outdoor), muitas pessoas vão passar rapidamente por ele, então, excesso de texto pode atrapalhar. Deixe uma chama de destaque e utilize a maior parte do texto na legenda da imagem.
* Combine as publicações entre si, mantendo um padrão de uso da sua marca, um padrão de cores ou um padrão de fotos pessoais (com boas resoluções) e fundos bem planejados.

14 Coloque informações relevantes na bio

A bio do instagram é mais importante do que você pode imaginar. Muitas pessoas ignoram essa parte na hora de criar um perfil no instagram e principalmente no momento de compartilhar ele em outros locais.

Nessa área você fará a apresentação da sua empresa, marca ou perfil pessoal. Com apenas algumas linhas você pode convencer ou espantar um possível seguidor, tudo vai depender do que você incluir ali.

Caso você tenha um site, é muito importante incluí-lo na bios, será o cartão de acesso dos seguidores para o seu site. Inclua também o seu telefone de contato e informações da quais você considera relevantes e indispensáveis para que o seu público veja.

Caso você seja novo nisso, procure outros perfis, dos quais você se inspira. Faça uma bios semelhante ou tire as principais ideias. Bole algo legal e que convença os usuários a seguir você. É possível editar a bios sempre que você quiser, então, mude, personalize e vá alterando sempre que necessário até chegar no máximo que você acredita ser bom para mostrar ainda mais o seu perfil.

Algumas dicas para a bios:

* Utilize um nome de usuário convincente. Sem muitos caracteres especiais no nome principal e sem nomes inventados ou sem coerência.
* Coloque alguns emojis em pontos importantes, que você deseja exaltar, isso chamará os olhos do usuários exatamente para aquele ponto.
* Inclua telefone de contato ou endereço, caso queira divulgar um negócio local.
* Inclua o seu site, blog pessoal ou outras redes sociais, caso queira divulgar a sua imagem ou marca.
* Depois de uma boa quantidade de seguidores, tente verificar a sua conta, para ganhar o selo de autenticidade do instagram (Configurações > Conta > Solicitar Verificação > Siga os passos descritos > Enviar.

15 Não se esqueça do stories

O insta stories é um excelente canal para divulgar o que você deseja. Quando atingir 10 mil seguidores você pode incluir links com acessos voltados exatamente para o que você quer.

Caso o seu interesse seja em divulgar uma marca ou perfil pessoal, o stories também é uma ótima opção. Ele é interativo, possibilita que você faça publicações diferenciadas e tenha uma forma mais específica de visualizar os usuários que estão acompanhando o que você publica.

O stories é rápido e não cansa os usuários, como algumas outras funções do instagram. Você pode publicar com mais liberdade por se tratar de uma visualização rápida e com uma mensagem mais visível, com áudio, vídeo, foto ou texto.

16 Faça postagens em modelo carrossel

A postagem em carrossel possibilita que você coloque mais de uma imagem em uma mesma publicação. Se você tiver uma linha de produtos, por exemplo, similares entre si, poderá  ter uma alcance melhor com o seu público do que se o fizesse em várias publicações separadas.

Para divulgação de marcas e perfis pessoais os posts em carrossel possibilitam a integração de histórias e informações múltiplas em uma única postagem.
Faça o post de apresentação, com uma informação de chamada e coloque as demais publicações em sequências, mantendo um padrão de produtos que você queira mostrar ou então de importância de imagem ou informação.

Postagem Carrossel Instagram

17 Inclua uma legenda interessante e informativa

A legenda da foto serve muito mais do que apenas complemento para a imagem de destaque. Assim como a bio ela pode informar e espantar o usuário dependo do que você inclui. Tome muito cuidado ao citar detalhes que não correspondam com a imagem ou informações inexistes.

Inclua uma chama de qualidade e que complemente a informação que não pode ser colocada na imagem. Faça hashtags relacionadas com a sua publicação e que tenham ênfase nas pesquisas do instagram.

* Links não funcionam nas legendas de fotos do instagram, por este motivo, deixar a bio completa e com links acessíveis é muito importante. O que você pode fazer para atrair os usuários até o link de acesso é fazer uma chamada indicando os seus seguidores a acessar este link na bio. Muitos perfis fazem isso, o que criou uma maior comodidade dos usuários em utilizar este tipo de funcionalidade.

Aproveite e utilize nas suas publicações também. Se preferir, deixe um único link de acesso ou então atualize o link a cada publicação, levando o usuário direto para a publicação que você desejar.

18 Mantenha a conta pública

Privar a sua conta não é uma boa escolha se você deseja ganhar mais seguidores e tornar a sua conta mais visível para outros usuários. Deixe que as pessoas vejam os seus conteúdos e se interesse por ele. Mostre o que você deseja alcançar e mantenha suas publicações livres para que possam ser curtidas e compartilhadas entre outros, sem a necessidade de que o seu perfil seja seguido.

Não se esqueça que além de seguidores o seu perfil pode ganhar mais engajamento com compartilhamento de publicações, comentários e curtidas. Pense nisso antes de privar a sua conta.

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Autor: Tópico Livre

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