Dicas de bebidas quentes para consumir no inverno

Que tal melhorar um pouquinho o inverno consumindo uma bebida quentinha e gostosa? Logo abaixo separamos para você algumas dicas de bebidas quentes ideais para serem consumidas no inverno.

→ Dicas para ganhar seguidores no instagram
→ Dicas simples e rápidas para aliviar dores nas costas

São opções deliciosas que podem ser consumidas em todas as épocas do ano, mas especialmente no inverno você aproveita o melhor do friozinho, com uma deliciosa bebida quente e feita especialmente para essa época do ano.

Bebidas não alcoólicas para consumir no inverno:

1 Café

Café

Café é o número 1 da nossa lista de bebidas quentes para o inverno. Existem diversas opções de cafés que você poderá consumir em qualquer cafeteria ou então fazer em casa mesmo. Confira a seguir:

* Café expresso
* Café com chantili
* Café comum passado
* Café preto
* Café com leite
* Cappuccino
* Mocaccino

2 Chocolate quente

Chocolate Quente
O chocolate quente também conquista um grande público de pessoas no inverno. Ele é mais doce, mais concentrado e eleva a autoestima, além de esquentar qualquer um num inverno frio e prolongado. Assim como o café, o chocolate quente pode ser consumido com algumas variedades:

* Chocolate quente comum
* Chocolate quente com chantili
* Chocolate quente com caramelo
* Chocolate com especiarias (cravo, canela, noz moscada…)


Receita:
1 Copo de leite
1 Colher de achocolatado
½ colher de amido de milho
1 colher de leite condensado
canela à gosto.

* Para as demais versões:
Adicione o chantili após a bebida pronta (em cima, para finalizar)
Faça o caramelo e adicione à mistura do chocolate.

3 Chá

Os chás são uma excelente pedida de bebidas quentes para o inverno para aqueles que curtem os seus variados sabores, como também, para os que preferem uma dieta mais restrita e sem a ingestão de leite e derivados.

Existem uma grande quantidade de chás disponíveis no mercado atualmente. Em sua maioria eles são servidos quentes (tendo também as opções geladas), então você pode variar pelo sabor que mais te agradar e partir para uma bebida quente, leve e muito saborosa neste inverno.

4 Chimarrão

Chimarrão

O chimarrão é uma bebida quente consumida tradicionalmente pelos sulistas. Como de costume, o inverno por lá as vezes é bem rigoroso, o que combina muito bem com um bom e tradicional chimarrão.


Prepará-lo não exige muito segredo, você precisará apenas de uma cuia (que pode ser comprada em alguns supermercados e até mesmo na internet), uma bomba para chimarrão (também encontrada nos lugar citados) e uma erva especial para chimarrão.

Existem algumas variedades de ervas para chimarrão que variam desde a nacionalidade até o gosto de cada um. Para você que está começando e nunca experimentou uma chimarrão, aconselhamos a tomar a erva mate mais tradicional, para analisar o verdadeiro gosto do chimarrão e daí sim partir para outros sabores.

O chimarrão precisa ser apreciado e nada melhor que uma boa prova para degustar com paciência todos os seus sabores.  

5 Quentão sem álcool

O quentão é uma das bebidas alcoólicas mais consumidas no inverno. Suas variedades são muitas e misturam o paladar doce dos vinhos, com o sabor único das especiarias.
Mas, como sabemos bem, nem todos são fãs das versões alcoólicas do quentão. Por este motivo, indicados também estas opções abaixo, facilmente preparadas em casa e ideais para matar aquela vontade de um quentão quentinho, mas sem álcool.

* Quentão de Suco de Uva
* Quentão de Hibisco
* Quentão de Maçã
* Quentão de Frutas

6 Leite quente com canela

Leite com Canela

Leite com canela é outra tradicional bebida quente super bem vinda no inverno. Além de ser super leve e gotosa o leite com canela é uma excelente pedida para uma noite de sono tranquila e bem dormida.
O leite quente com canela aquece o corpo e acelera o seu estado de sono, proporcionando relaxamento dos músculos e bem estar físico e mental.   

Bebidas alcoólicas para consumir no inverno:

As versões de bebidas alcoólicas para o inverno são mais específicas que as citadas anteriormente. Nem todos curtem ou podem fazer a ingestão de álcool, o que torna as opções a seguir restritas as suas possibilidades ou gostos.

Mas, tudo é questão de experimentar e analisar o teor alcoólico de cada opções abaixo. A maioria delas pode ser feita em casa, modificando ingredientes para mais ou para menos de acordo com o seu gosto.

O álcool por si só é uma boa opção para se esquentar no inverno, principalmente os destilados. Só lembramos sempre, tome com moderação. Seja qual for a sua escolha, aprecie e deguste cada receita.  

1 Café com whisky (Irish Coffee)

Café Irlandês

O café com o whisky não é uma bebida tão exótica quanto você pode imaginar. Muitos já são adeptos dessa receita a muito tempo. Ele pode ser preparado de várias formas, depende do seu gosto.

* Dica 1: Misture o café pronto quente (coado) com uma dose de whisky à gosto.

* Dica 2: Misture o café pronto quente (coado) com uma dose de whisky à gosto e 3 colheres de creme de leite

Esta segunda opção ameniza um pouco o gosto do álcool e equilibra a bebida para aqueles que curtem uma versão mais leve e adocicada.

2 Quentão

Quentão

Como mencionamos anteriormente, o quentão, é uma das bebidas mais consumidas no inverno. Além de ser quente a ajudar muito a esquentar, quando bem preparada é uma bebidas extremamente deliciosa.

Se você quer uma boa opção de bebida quente para o inverno, experimente fazer algumas das opções de quentão citadas logo abaixo:

* Quentão Tradicional:

Receita:
2 Litros de vinho tinto suave;

200 ml de água filtrada;
½ copo de cachaça (ou à gosto);
⅓ de açúcar, pouco mais de meio copo (ou à gosto);
2 pauzinhos de canela;
12 unidades de cravo;
6 rodelas de gengibre (ou à gosto)

* Quentão de maçã:

Receita:
600ml de cachaça
600ml de água
400g de açúcar
2 cascas de laranja
1 casca de limão
50g de gengibre em pedaços
8 unidade de cravo (ou à gosto)
2 pauzinhos de canela (ou à gosto)
1 maçã cortada em pedaços pequenos

* Quentão de vinho branco aromático

Receita:
1 garrafa de vinho branco suave
1 laranja madura
1 xícara (de chá) de água
5 cravos (ou à gosto)
4 colheres (de sopa) de açúcar
gengibre à gosto
3 rodelinhas de anis-estrelado

* Para o preparo basta misturar todos os ingredientes em uma panela e manter em fogo abaixo até o ponto de fervura. Depois, deixe ferver por mais 5 minutos, para evaporar o excesso de álcool, e sirva. 

3 Vinho

Vinho

O vinho por si só é uma bebida quente e pode ser tomado sem a necessidade de pré-aquecimento ou misturas com outros ingredientes.

Você pode escolher por uma imensa variedade de vinhos disponíveis no mercado atualmente. Vinho tinto suave ou seco, vinho branco suave ou seco, vinho rosê e mais uma série de categorias e subcategorias, além é claro, das nacionalidades e ano do vinhos.

Para se aquecer bem no inverno, uma bebida quente como o vinho sempre vai bem, principalmente para os que são apreciadores e conhecem um pouco dos melhores aromas e melhores gostos de vinhos.

Se você não é tão fã de vinhos, experimente um suco de uva natural feito com polpa. Você poderá aquecer de várias formas ou misturar com outros ingredientes, chegando a um resultado tão gostoso quanto um bom vinhos.

4 Ponche de Vinho

Ponche de Vinho

O ponche é uma bebida muitas vezes esquecida, mas que pode ser uma ótima opção, principalmente para o inverno. Não há segredo para fazer um bom ponche de rum, bastam alguns poucos ingredientes e apenas alguns minutos para degustar uma bebida boa, de qualidade e perfeita para os dias frios.

Saiba como fazer ponche quente de vinho. Receita:
2 litros de vinho tinto suave
200ml de água
½ copo de açúcar (ou à gosto)
½ copo de cachaça (ou à gosto)
2 pauzinhos de canela
8 unidades de cravos (ou à gosto)

* Misture tudo em uma panela  até ferver, depois deixe por mais 5 minutos. Desligue e sirva.  Se preferir você pode fazer uma gemada com 2 ovos e canela em pó e colocar por cima do líquido antes de servir. Essa opção aumenta a cremosidade e oferece uma versão ainda mais saborosa para o seu quentão.

5 Hot Toddy (whisky e suco de limão)

Hot Toddy

Essa bebida diferenciada é única e muito saborosa. Ela é feita para quem aprecia um bom whisky e quer uma bebida quente e intensa para o inverno.

Receita:

60ml de whisky
15 ml de suco de limão
15 ml de calda de açúcar
1 colher de sopa de mel
3 unidades de cravo
120ml de água fervida
1 fatia de limão
1 pauzinho de canela

* Coloque todos os ingredientes em um copo (frios) e em seguida coloque a água fervida por cima. Mexa bem e sirva.

6 Cidra de maça (quente)

Cidra de Maça

A sidra de maça quente é uma ótima opção de bebida para o inverno. É quente, diferente das bebidas comuns e ideal para festas ou apenas para consumir em casa. Você pode fazer e modificar a receita como preferir. Basta testar e ver qual a melhor versão para o seu gosto. (Se preferir, diminui a quantidade de whisky, ou até mesmo, não coloque).
Faça uma versão mais forte ou mais suave, varie como preferir.

Receita:
1 saquinho de chá (verde ou preto)
½ limão
tomilho
canela em paus
anis estrelado
30g de sidra de maçã
45g de whisky

* Coloque todos os ingredientes em um caneca (incluindo o saquinho de chá) e despeje água fervidas. Decore com limão se preferir e sirva.

Confira também:
→ Tratamentos eficazes para remover cravos e espinhas
→ Aprenda como fazer uma massagem relaxante em casa

Existem milhares de outras bebidas que isoladamente também são uma boa escolha para se aquecer no inverno. Você  pode escolher cafés, vinhos diversos, whisky, rum, vodka, chás e tudo mais que preferir.

Com ou sem álcool, seja qual for a sua escolha, basta escolher bem e apreciar uma boa bebida quente e gostosa para o inverno. E se você tiver outra dica ou ideia que queira ver no nosso blog, deixe o seu comentário aí embaixo. 😉

Anúncios

Autor: Tópico Livre

Informações, dicas e tutoriais. Tudo em um só lugar!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s