Dicas de pratos quentes SALGADOS para consumir no inverno

Pratos quentes são super bem vindos na estação mais fria do ano, sejam eles simples ou bem elaborados. 

Aproveitar o inverno para comer ou beber algo bem quente é poder curtir as opções mais interessantes com um gostinho à mais do calor que essas receitas podem oferecer. A medida certa para quem não dispensa um prato delicioso e no ponto certo para o inverno. 

Para que você possa curtir ainda mais cada dia do inverno (ou simplesmente aproveitar uma prato bem quentinho), separamos algumas opções das quais você pode fazer em casa ou degustar em algum restaurante especializado.

Dicas de comidas salgadas para o inverno

Fondue Salgado

Fondue Salgado

O fondue é uma receita típica do inverno. Normalmente, seus ingredientes “chave” precisam estar aquecidos e cremosos o suficiente para mergulhar o acompanhamento, o que o torna uma opção ideal para ser consumida preferencialmente nesta estação. Confira algumas receitas: 

Fondue de queijo:
1 Lata de creme de leite
1 Copo de requeijão
200g de queijo provolone picado
200g de queijo gorgonzola picado
200g de queijo mussarela picado

*  Preparo: Aqueça o requeijão e o creme de leite em fogo médio até que comece a borbulhar. Adicione os queijos e aguarde até que derretam por completo, formando um creme homogêneo. Coloque na panela de fondue e sirva com acompanhamentos de sua preferência ou conforme sugestões abaixo.
* Acompanhamentos: Pão, torrada, presunto, salame ou linguiça, carne em pedaços e legumes.

Fondue de carne:
1kg de filé mignon (alcatra ou frango)
1 litro de água
1 caldo de carne
1 colher (sopa) de azeite
Alho e cebola (à gosto)
Sal (à gosto)
Ervas (de sua preferência)

* Preparo: Refogue o alho e a cebola em uma panela separada. Acrescente a água e o sal e aguarde até ferver. Despeje as ervas e deixe ferver por mais alguns minutos. Jogue tudo na panela de fondue para que se mantenha quente. Corte a carne em fatias fininhas e mergulhe no caldo pronto do fondue. Aguarde cozinhar levemente e sirva.
* Acompanhamentos: Molhos diversos, ketchup, maionese, ervas, barbecue e afins.

Fondue de molho de tomate:
1kg de tomate
1 cebola picada (ou à gosto)
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
3 dentes de alho (ou à gosto)
Manjericão (à gosto)
Tomilho (à gosto)
½ xícara (chá) vinho branco
Sal (à gosto)
Pimenta (à gosto)

* Preparo: Pique os tomates (sem o miolo), o alho e a cebola. Em uma panela individual refogue a cebola, o alho e o tomilho no azeite de oliva. Coloque o miolo do tomate no liquidificador por alguns segundos e em seguida, misture tudo na mesma panela do refogado (os cubos de tomate, o miolo do tomate batido no liquidificador, os ingredientes refogados, o vinho branco e um pouco de água).
Deixe cozinhar até que o tomate comece a derreter (coloque mais água se necessário, para que não seque demais). Acrescente o sal e a pimenta e leve a mistura até a panela de fondue.
* Acompanhamentos: Pão, torradas, carnes, queijo, presunto, salame, linguiça e demais acompanhamentos que você preferir. 

Sopas

Sopa

A sopa é um dos pratos mais consumidos no inverno. Se mantêm sempre quente e saborosa desde o preparo até o momento de servir. Existem inúmeras opções e infinitas combinações para uma sopa gostosa, quentinha e super diferente das tradicionais. Basta escolher uma da sua preferência e se deliciar. 
Veja algumas receitas de sopas simples e rápidas, ideais para o inverno.  

Sopa de legumes:
2 batatas
1 cenoura
1 chuchu
1,5 litro de água
½ cebola
3 dentes de alho
1 colher de azeite
1 caldo de galinha
Sal e pimenta (à gosto)
Salsa e cebolinha (à gosto)

* Preparo: Refogue o alho e a cebola no óleo (em uma panela funda). Acrescente a batata e a água e deixe cozinhar por 5 minutos. Coloque as leguminosas e deixe ferver até que tudo esteja bem cozido. Acrescente o sal, a pimenta, a cebolinha e a salsa. Desligue e sirva. 

Sopa de arroz com leite:
2 xícaras de arroz
2,5 litros de água
2 xícaras de leite
Sal à gosto

* Preparo: Cozinhe o arroz na água com o sal até quase ficar no ponto. Coloque o leite e deixe engrossar até o ponto de cozimento total do arroz. Desligue e sirva

Sopa (caldo) de frango:
300g de frango picado
200g de macarrão ou arroz
3 batatas picadas
1 cenoura
1 cebola picada
1 caldo de frango
2 litros de água
Sal e pimenta (à gosto)

* Preparo: refogue a cebola e o frango em uma panela funda. Junte os legumes e refogue por mais 1 minuto. Coloque a água, a batata, o caldo e o sal e deixe cozinhar até que a batata fique quase no ponto. Coloque o macarrão ou o arroz cozido (ou semi-cozido) e deixe ferver até que todos os ingredientes estejam no ponto (coloque mais água se necessitar). Desligue e sirva com queijo ralado ou outros acompanhamentos.

Sopa de creme de tomate:
5 tomates médios
3 batatas pequenas
2 colheres creme de leite
1 dente de alho
1 cebola roxa picada
1 pitada de sal
1 pitada de açúcar
azeite à gosto

* Preparo: Refogue o alho e a cebola em uma panela funda. Coloque os tomates e deixe refogar, adicionando em seguida, as batatas, o sal e o açúcar. Deixe cozinhar até que todos os ingredientes estejam no ponto. Após este processo, coloque tudo no liquidificador e retorne com a misture para a panela. Coloque o creme de leite, deixe ferver por mais 5 minutos e sirva com acompanhamentos da sua preferência. 

Feijão ou feijoada

Feijão branco, preto, vermelho, carioquinha… Seja qual for o seu gosto um bom feijão ou até mesmo a famosa feijoada é uma excelente opção para os dias frios de inverno. Essa comida quente e deliciosa vai bem tanto no almoço, quanto para a janta.

Existem diversas receitas de feijão disponíveis na internet, em livros de receita e onde mais você procurar. Basta escolher a melhor versão para e aproveitar. Se preferir, vá em restaurantes especializados e peça um bom prato de feijão ao seu gosto. Temos certeza que será uma ótima opção para aquecer os dias mais frios do inverno. 

Canjica Salgada

Canjica Salgada

A canjica pode ser preparada de várias formas, tanto doce, como salgada. É um prato super bem recebido por diversos leitores e sempre ganha uma atenção especial quando falamos de receitas quentes e deliciosas para o inverno. Abaixo separamos uma receita de canjica salgada para que você possa desfrutar nos dias frios e se aquecer com um prato mais do que especial.

Receita:
500g de canjica
250g de patinho em cubos (se preferir faça sem carne)
1 colher de óleo
3 dentes de alho picado
cheiro verde à gosto
sal e pimenta à gosto
outros temperos à gosto

* Preparo: Deixe a canjica de molho por duas horas. Em um panela separada refogue o óleo, o alho e a carne. Coloque o caldo e mexa até misturar bem todos os ingredientes. Escorra a canjica e coloque junto a mistura refogada. Acrescente a água (o suficiente para cozinhar a canjica) e o cheiro verde. Desligue e sirva. 

Polenta

A polenta é outro prato típico muito apreciado no inverno. Seu modo de preparo é feito totalmente no fogo, desde o início, até que esteja cozida, o que garante um aquecimento intenso e um prato super indicado para o inverno.

Existem algumas opções de preparado para a polenta, mas o mais comum é a versão cozida, acompanhada de queijo, linguiça, carne moída ou frango.
Existem também as opções de forno, que são pratos preparados com polenta e carnes (ou outros acompanhamentos) e intercalados em camadas, posteriormente levado ao forno para assar.


Polenta frita também é uma boa opção. Basta você decidir a melhor e saborear um prato quente e delicioso, ideal para o inverno. 

Strogonoff

Strogonoff

O strogonoff é uma receita quente, servida com molhos, carnes, frutos do mar, legumes e algumas outras variações, de acordo com o seu gosto ou possibilidade de fazer.
Algumas opções muito consumidas no inverno são:

* Strogonoff de camarão na moranga
* Strogonoff de carne
* Strogonoff de frango
* Strogonoff de legumes

Receita:
500g de frango, carne, legume ou camarão
1 lata de molho de tomate
1 lata de creme de leite
3 dentes de alho
1 colher de óleo
Sal a gosto

O modo de preparo é bastante semelhante entre todos. Tem como base o strogonoff tradicional de frango, alternando os ingredientes pelo que você prefere e adicionando alguns temperos à gosto que combinem melhor com a opção da sua preferência.

* Preparo: Frite o alho e cozinhe o frango (carne, legume ou camarão) em seguida. Acrescente o molho de tomate, um pouco de água (se precisar), sal, temperos à gosto e deixe cozinhar por 5 minutos. Em seguida, coloque o creme de leite, mexa até ficar homogêneo e deixe ferver por mais 3 minutos. Desligue e sirva   

Risoto

Risoto

Risoto é um prato quente, gostoso e tem uma grande variedade de opções e receitas para você fazer e aproveitar. É uma ótima opção para o inverno, afinal, ele pode ser preparado no fogão e ir direto para a mesa, sem a necessidade de montagem de prato, forno ou tempo de descanso (como no caso da canjica ou das massas). Veja alguma opções de risoto para fazer no inverno.

Risoto de frango:
1 peito de frango desfiado
1 tablete de caldo de frango
340 gramas de molho de tomate
2 dentes de alho
½ cebola picada
1 xícara de chá de arroz (ou à gosto)
Sal e pimenta à gosto
Milho, ervilha ou azeitona (opcional)

* Preparo: Cozinhe o arroz e o frango em panelas separadas. Refogue o alho e a cebola, adicione o molho de tomate e deixe ferver por alguns minutos. Coloque o caldo de frango, o arroz e a carne. Misture bem, deixe ferver por mais alguns minutos (o suficiente para não ficar aguado). Desligue e sirva.
* Acompanhamentos: Saladas, queijos, salame, pão. 

Risoto de alho poró:
1 xícara (chá) de arroz
3 xícaras (chá) de caldo de legumes
1 colher (sopa) de azeite
30 ml de vinho branco
2 colheres (sopa) de manteiga
1 xícara (chá) queijo de parmesão ralado
Sal e pimenta à gosto
50g de alho-poró em pedaços

* Preparo: Refogue o alho no azeite. Coloque o arroz e refogue junto com o alho e o azeite. Acrescente o vinho e refogue por mais algum tempo. Despeje ⅓ do caldo de legumes e deixe cozinhar em fogo baixo. Coloque o sal e a pimenta e despeje o resto do caldo. Deixe secar ao seu gosto. Desligue e sirva.

Risoto de queijo:
1 xícara (chá) de arroz
3 xícaras (chá) de caldo de legumes
2 colheres (sopa) de requeijão
30 ml de vinho branco
50g de queijo mussarela em cubos
30g de queijo parmesão ralado
Sal e pimenta à gosto

* Preparo: Refogue o arroz com o vinho. Acrescente o caldo e deixe cozinhar até quase secar. Acrescente o queijo e o requeijão e mexa bem, Deixe aquecer por mais alguns minutos e estará pronto para servir.

Salada quente

Salada Quente

A salada quente é uma opção mais “fit” para quem quer algo leve e quente para comer no inverno. A salada quente não possui tantas calorias e é um prato ideal para todas as estações. Um excelente acompanhamento ou prato principal para um bom almoço ou janta.  

Receita:
Repolho roxo
Repolho verde
Tomate cereja
Páprica em pó
Açafrão em pó
Gergelim
Orégano
Cebola roxa
Tofu firme
Sal do himalaia
Azeite de oliva
* As quantidades e os ingredientes podem variar conforme o seu gosto.
 
* Preparo: Refogue o repolho e o alho em um panela. Em seguida, coloque o tofu temperado com o açafrão, o azeite, a páprica e o sal ao forno pré-aquecido por 25 minutos (200°C). Leve também ao forno por 40 minutos (180°C) o tomate com orégano e o alho. Retire do forno misture todos os ingredientes com as opções refogadas e finalize com o gergelim.  

Pão de queijo

O pãozinho de queijo é uma paixão nacional. Em qualquer padaria ou até mesmo em casa você pode preparar uma grande quantidade de pães de queijo com diferentes ingrediente e de diferentes tamanhos. 

O pão de queijo quentinho, recém tirado do forno é a companhia ideal para o inverno, seja como um acompanhamento de jantar ou almoço, ou como um prato principal em um café da tarde ou café da manhã.

Rápido e simples de ser feito o pão de queijo é uma ótima opção de comida para o inverno. É quente, saboroso e muito simples de preparar. Você ainda pode acompanhar com um bom cafezinho ou chocolate quente, se preferir. 

Crepe salgado

Crepes são receitas práticas, boas e rápidas de serem feitas, assim como o pão de queijo e a panqueca. Quando recém feito ele pode ser saboreado muito quente, ideal para o inverno e ainda mais macio e saboroso.

A vantagem do crepe está tanto no formato que ele pode ser feito, como no recheio utilizado. Se você não possuir uma crepeira para fazer no formato “padrão” do crepe, não tem problema. Tendo a receita da massa e escolhendo o seu recheio adequadamente você pode fazer um bom crepe no mesmo formato de panqueca, enrolando ou dobrando com o recheio no meio.

Os sabores vão variar de acordo com a sua vontade ou criatividade. Queijo, presunto, carnes, legumes, ovos, hortaliças e afins. Faça misturas, variações, adicione molhos diferentes e temperos ao seu gosto. Aproveite toda a praticidade do crepe e faça uma refeição rápida e gostosa e super quentinha para o inverno.

→ Dicas para ganhar seguidores no instagram
→ Como arrumar uma mala prática e rápida para viagem?

Existem milhares de opções de pratos quentes salgados para o inverno. Você pode aproveitar as infinitas possibilidades e pesquisar uma nova receita para cada dia da semana. Se nenhuma das opções acima lhe agradou, não desanime, continue procurando e escolha a receita mais fácil e saborosa para o seu paladar. Não se esqueça, opções, são o que não faltam! 

Confira outras dicas de pratos quente salgados para o inverno:

* Escondidinho
* Torta de frango
* Torta de carne
* Torta de legumes
* Panqueca Salgada
* Lasanha
* Pastelão
* Pratos de forno
* Cozido
* Suflê
* Bolo salgado de frango
* Bolo salgado  de carne
* Bolo salgado de legumes
* Macarrão com molhos especiais
* Arroz de forno
* Lentilha
* Cremes especiais no pão (fondue no pão italiano)
* Paella
* Creme de mandioca
* Creme de legumes
* Batata recheada

Se você tiver outras ideias e quiser compartilhar conosco, basta comentar abaixo 😉

Anúncios

Autor: Tópico Livre

Informações, dicas e tutoriais. Tudo em um só lugar!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s