Dicas de pratos quentes DOCES para consumir no inverno

Em matéria anterior trouxemos algumas dicas de pratos quentes salgados ideais para consumir no inverno, incluindo receitas simples e fáceis para fazer em casa, e opções mais bem elaboradas, para serem apreciadas em restaurantes ou aproveitar em um tempo à mais de preparo.   

Nesta matéria, vamos oferecer algumas dicas maravilhosas de pratos quentes doces para apreciar no inverno, incluindo algumas já conhecidas e fáceis de preparar, como o Fondue e a Canjica, além de algumas versões bem diferentes, para quem realmente quer inovar e tentar uma nova e deliciosa receita de inverno. Confira.

Dicas de receitas quentes doces para o inverno 

Fondue doce

Fondue de Chocolate

O fondue doce é um dos pratos mais apreciados no inverno, assim como sua versão salgada. Trouxemos para você algumas opções diferentes e rápidas de fondue doce para serem preparadas no conforto da sua casa ou para degustar em algum restaurante especializado. Confira as dicas e receitas:

Fondue de chocolate preto (tradicional e rápido) 

 ½ xícara de creme de leite
150g de chocolate meio amargo
Frutas do seu gosto para acompanhar

* Preparo: Coloque o creme de leite em um recipiente no microondas por cerca de 45 segundos (ou o suficiente para aquecer bem, mas não ferver). 

Adicione o chocolate em pedaços pequenos e vá misturando até que derreta. Coloque no recipiente de fondue e mantenha aquecido para que você possa consumir pelo tempo que quiser e com a quantidade de acompanhamentos que quiser.

* Os acompanhamento podem variar de acordo com o seu gosto: banana, morango, maçã, laranja, kiwi, bolachas, marshmallows, entre outros.

Fondue de chocolate branco

½ xícara de creme de leite
150g de chocolate branco
Frutas do seu gosto para acompanhar

* O preparo é da mesma forma que o fondue de chocolate preto, descrito acima.
* Se preferir você pode utilizar outros chocolates em ambas as receitas, alterando por chocolate ao leite (para ficar mais doce) ou por opções de chocolates com recheio. 

Fondue de chocolate com Nutella

1 caixa de creme de leite
4 colheres (sopa) de Nutella
50g de chocolate meio amargo
Frutas do seu gosto para acompanhar

* O modo de preparo é o mesmo dos anteriores, apenas deixe para adicionar a nutella junto com o chocolate, depois de aquecer o creme de leite no microondas.
* Os acompanhamentos para o fondue de chocolate nutella são os mesmo do anterior. 

Existe uma infinidade de opções de fondues com chocolates e acompanhamentos diversos. Confira algumas dicas:

* Fondue de chocolate com baunilha
* Fondue de chocolate light
* Fondue de chocolate branco com leite ninho
* Fondue de chocolate com sorvete

Mingau doce

Mingau Doce

O mingau é outra ótima opção de comida quente e gostosa para o inverno. Doce e gostoso ele pode ser servido com um bom café da manhã ou  com um café da tarde, como também para a janta ou uma sobremesa depois do almoço.

O horário ou como você prefere comer o mingau, não importa, apenas aprecie algumas ótimas receitas que trouxemos a seguir e curta diferentes tipos de mingau doce e quente, ideais para o inverno. 

Mingau de aveia (tradicional e rápido)

2 xícaras de leite
5 colheres de aveia em flocos (finos)
3 colheres de sopa de açúcar (ou à gosto)
Canela em pó para polvilhar

* Preparo: Misture em uma tigela o açúcar, a aveia e uma parte do leite. Em uma panela coloque o restante do leite e deixe até que levante fervura, então, misture os ingredientes da tigela e deixe cozinhar (sempre mexendo) em fogo baixo até que comece a grudar na panela. Desligue, polvilhe a canela por cima e sirva.  

Mingau de aveia e banana

1 colher (sopa) de aveia (em farelo)
1 colher (sopa) aveia em flocos
1 xícara (chá) de leite
1 banana madura
1 colher (chá) de açúcar (ou à gosto)
1 colher (chá) de canela para polvilhar

* Preparo: Misture o açúcar, as aveias e o leite e ferva até engrossar. Amasse a banana e misture junto com mingau já cozido (e desligado). Polvilhe a canela por cima e sirva. 

Confira algumas outras receitas de mingau doce. A maioria delas segue o mesmo modo de preparo citado nas anteriores, apenas alterando o ingrediente de destaque pelas opções sugeridas abaixo.

* Mingau de aveia e claras (proteico)
* Mingau de aveia e leite de coco
* Mingau vegano (com leite de amêndoas ou de coco)
* Mingau de aveia com cacau (ou chocolate em pó)
* Mingau de aveia e frutas
* Mingau com Whey Protein 

Canjica Doce

Canjica Doce

A canjica é uma deliciosa receita doce feita especialmente para o inverno. É cremosa e leve o suficiente para ser servida como um prato principal ou como uma opção de sobremesa, café da manhã ou café da tarde.

Muito simples e fácil de ser feita, a canjica é ótima para você que curte cozinhar e quer uma receita deliciosa e rápida para ser feita em casa mesmo. Confira abaixo a receita tradicional de canjica doce.

500g de canjica
100g de coco ralado
2 litros de água
1 litro de leite
1 lata (caixinha) de leite condensado
½ xícara de açúcar (ou à gosto)
2 unidade de cravo da índia
2 unidade de canela em pau

* Preparo. É importante saber que antes de preparar a sua canjica é necessário deixá-la de molho em água por 24 horas. Após este período inicie a receita colocando a canjica em uma panela de pressão (junto com a água que ficou de molho), adicionando também o cravo e a canela e deixe cozinhar por 45 minutos. 

Retire a panela da pressão e adicione o açúcar, o leite, o coco ralado e o leite condensado. Cozinhe (agora sem a pressão, apenas com a tampa aberta) até engrossar. Desligue e sirva. 

Bolo de caneca

Bolo de Caneca

O bolo de caneca é uma das opções mais acessadas e procuradas quando falamos de receitas práticas e fáceis para fazer em casa e sem sujar demais ou necessitar de muitos ingredientes. Atualmente existem bolos de caneca prontos para o consumo, basta comprar a mistura no mercado e fazer conforme as instruções da embalagem. 

Mas, se você prefere a versão natural, feita em casa do bolo de caneca, iremos fornecer algumas ótimas opções, todas simples e rápidas de preparar. Confira. 

Bolo de caneca de chocolate

1 ovo inteiro
1 colher (sopa) de aveia em farelo
1 colher (chá) de fermento para bolo
1 + ½ colher de cacau em pó (ou achocolatado)
1 colher (sopa) de leite de coco (ou leite normal)
Adoçante ou açúcar à gosto

* Preparo: Misture todos os ingredientes e bata com um garfo ou batedor. Coloque em uma caneca grande untada e leve ao microondas de 2 a 3 minutos (na potência máxima). 

Se preferir faça algum recheio ou cobertura do seu gosto. 

Bolo de caneca de Nutella

4 colheres (sopa) de farinha de trigo
½ colher (chá) de fermento para bolo
1 colher (sopa) de Nutella
3 colheres (sopa) de leite desnatado
1 ovo

* Preparo: Faça como na receita anterior. Misture todos os ingredientes e coloque no microondas por cerca de 1 minuto. Caso fique cru (teste com o palito) coloque no microondas por mais 20 segundos. Sirva com calda, recheio ou coberturas de sua preferência.

Os bolos de canecas podem variar de diversas formas, basta você escolher a que mais gosta e seguir os princípios da receita citadas acima (utilizando aveia ou trigo). Veja mais algumas opções. 

* Bolo de caneca de morango
* Bolo de caneca de chocolate com banana
* Bolo de caneca de ovomaltine
* Bolo de caneca de sorvete (basta seguir a receita tradicional e colocar uma bola de sorvete em cima na hora de servir). 

Brigadeiro

Brigadeiro

O brigadeiro dispensa maiores comentários, não é mesmo? É praticamente uma paixão nacional, além é claro de ser muito fácil e rápido de ser feito. O brigadeiro pode ser consumido tanto quente, quanto em temperatura ambiente ou gelado, vai da sua preferência. 

Como estamos falando de receitas quentes para o inverno, vamos dar a receita do famoso e tradicional brigadeiro de panela, quentinho e gostoso, além é claro, de algumas variações bem interessantes para quem curte brigadeiros incrementados ou versões com chocolate branco.

Brigadeiro de panela com chocolate preto

1 lata (caixinha) de leite condensado
1 colher (sopa) de margarina sem sal
7 colheres (sopa) de achocolatado ou 4 de chocolate em pó

* Preparo: Coloque todos os ingredientes em uma panela, misture bem e cozinhe até que comece a desgrudar da panela. Desligue, coloque granulado, se preferir, e sirva quente, para comer de colher.

Brigadeiro de panela com chocolate branco

1 lata (caixinha) de leite condensado
1 colher (sopa) de margarina sem sal
50g de chocolate branco derretido em banho maria

* Preparo: Misture todos os ingredientes na panela, mexa bem e deixe cozinhar até que desgrude da panela. Desligue e coloque granulado branco ou acompanhamentos de brigadeiro da sua preferência. Sirva quente na panela ou em uma tigela. 

Bolinho de frigideira

bolinho-de-chuva

O bolinho de frigideira é muito parecido com o famoso (bolinho de chuva) para quem conhece dessa forma. É muito simples de ser feito e ganha esse nome por ser uma especialidade muito consumida em dia frios ou amenos. 

O bolinho de frigideira é uma ótima opção para um café da tarde ou para qualquer momento do dia em que você esteja com vontade de comer algo quente e doce, junto com um bom café ou chocolate quente. Confira a receita. 

2 xícaras de trigo
½ xícara de açúcar
3 ovos inteiros
1 colher (sopa) de manteiga

* Preparo: Bata todos os ingredientes em uma tigela. Unte uma frigideira com óleo e aqueça em fogo baixo. Coloque a massa em círculos espalhando na frigideira com uma colher. Deixe assar e vá virando até que comece a pegar cor. Retire da frigideira e polvilhe canela, açúcar ou ambos. Se preferir não coloque nada.

* O bolinho de frigideira pode ser feito também com banana ou outros acompanhamentos de sua escolha.

Crepe doce de frigideira

Crepe Doce

O crepe é um ótimo prato doce para o inverno, muito quente e delicioso. A vantagem de escolher esta opção é que você tanto pode fazer uma versão salgada, como uma doce com sabores variados.

A ocasião também pode ser a que você quiser, afinal, um crepe bem preparado pode servir bem no almoço, jantar, café da manhã e da tarde ou como sobremesa. Confira a receita: 

2 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de leite
2 ovos inteiros
manteiga ou margarina para untar

* Preparo: Misture todos os ingredientes em uma tigela. Aqueça uma frigideira rasa, unte com um pouco da manteiga e coloque a massa de forma circular com o auxílio de uma concha, cobrindo todo o fundo da frigideira. Deixe dourar de ambos os lados e retire. Reserve para fazer o recheio.

Depois de prontas você pode colocar o recheio da sua preferência, dobrar ou enrolar e levar ao forno para que fique bem aquecida e com o recheio bem derretido. Se não tiver forno, leve novamente à frigideira em fogo baixo, até derreter o recheio ou aquecer ao seu gosto.

* Para a versão de crepeira (com palito), a receita é a mesma, basta que você coloque o recheio antes da massa ficar totalmente cozida.

Panqueca doce de frigideira

Panqueca Doce

A panqueca é um prato quente e delicioso, uma ótima pedida para um dio frio de inverno. É muito semelhante ao crepe e pode ser feito tanto em uma panquequeira, quanto na frigideira, basta fazer a massa, colocar o recheio do seu gosto e aproveitar um prato gostoso e super prático de ser feito. Veja a receita:

1 xícara (chá) de leite
2 ovos
4 colheres (sopa) de óleo
1 colher (chá) de sal
1 + 1/2 xícara de farinha de trigo

* Preparo: Misture todos os ingredientes em uma tigela. Unte a frigideira e despeje a massa do mesmo modo que o crepe, cobrindo todo o fundo e fazendo um “disco” fino e fácil de enrolar. Deixe cozinhar até ficar firme de ambos os lados, desligue e reserve para fazer o recheio.
Prepare o recheio do seu gosto, coloque na panqueca e leve ao forno ou a frigideira em fogo baixo para que derreta e fique no ponto de servir. 

* Se você preferir, faça uma receita grande (como um prato principal), colocando as panquecas recheadas lado a lado em uma travessa de forno, cozinhando por mais alguns minutos, com alguma cobertura de sua preferência. 

Banana frita

Banana Frita

A banana frita é um acompanhamento quentinho e gostoso, ideal para o inverno. Naturalmente doce, não é necessário que você coloque açúcar ou qualquer outro ingrediente durante o preparo (se preferir). Basta fritar a banana em uma frigideira com um pouco de óleo de soja ou azeite de oliva e servir.

A banana frita pode ser consumida com pão, polenta, arroz, tapioca e diversos outros “pratos principais”, doces ou salgados, depende apenas do seu gosto ou do que você colocar como acompanhamento. 

Indicamos também utilizar a banana caturra (não a branca) para fritar, por se tratar de uma versão mais doce e um pouco mais mole (ideal para ficar com o aspecto tradicional da banana frita.  

Creme doce no pão

Fondue Doce no Pão

O creme doce no pão nada mais é do que o fondue feito na casca do pão. Você já deve ter visto (tradicionalmente feito para as versões salgadas), que utiliza-se uma pão italiano redondo, imitando um formato de panela ou tigela e despejando o ingrediente principal dentro do pão. Você pode utilizar o miolo como acompanhamento ou outras opções da sua preferência. 

Você pode fazer o fondue doce, mencionado no início da matéria e utilizar o pão redondo (grande) como tigela para o ingrediente principal. Depois de consumir todo o recheio, você pode também aproveitar o pão e degustá-lo com os demais acompanhamentos. 

Dicas de bebidas quentes para consumir no inverno

Existem diversas outras receitas doces que podem ser modificadas das originais (para o verão) e aproveitadas no inverno. Aqui, vai muito da sua criatividade em utilizar diferentes ingredientes e pesquisar sobre cada receita da qual você sempre quis experimentar mas nunca soube fazer.

Se a sua praia não é a cozinha, não se preocupe, a maioria das nossas receitas são bastante comuns no mercado e você encontra facilmente em restaurantes e padarias. Basta escolher as melhores opções, de acordo com a sua vontade e aproveitar. 

Abaixo listamos mais alguns dicas de pratos doces quentes e gostosos para consumir no inverno. Se alguma lhe interessar, basta procurar pela receita ou solicitar nos nossos comentários. Confira as opções e bom apetite 😉

Suflê de leite condensado
Suflê de chocolate
Rosca de polvilho
Donuts
Arroz doce
Minipizza doce
Abacaxi grelhado com canela
Torta de maçã
Cocada de forno
Pretzel
Pastel doce
Banana assada no forno
Tortinha frita de banana
Petit gateau
Churros
Cookies e biscoitos

Anúncios

Nenhum pensamento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s