11 Dicas de como eliminar o chulé dos pés e dos sapatos

O chulé é uma verdadeira dor de cabeça… O problema vai muito além de apenas um cheiro ruim e pode significar uma série de fatores relacionados à sua saúde e também ao seu bem estar no dia a dia. 

Livrar-se do chulé é uma verdadeira bênção, tanto para você, quanto para aqueles que convivem com você ou necessitam dos mesmos tratamentos para se livrar desses odores terríveis.

Abaixo separamos algumas dicas simples e fáceis de como eliminar o chulé dos pés e dos sapatos. Confira:

11 Dicas para eliminar chulé dos pés e dos sapatos

Como Eliminar Chulé dos Pés

1- Lave e seque bem os pés:

Lave os seus pés com um sabonete anti séptico e seque muito bem. Lembre-se que todos os pontos do pé são importantes, nenhum deles deve ser esquecido, tanto na lavagem, quanto para secar. Quanto mais seco, menos chances de proliferação de bactérias e odores.
* Seque bem entre os dedos, por baixo dos pés, na parte de cima, calcanhar e também o tendão. 

2- Utilize meia limpas (lavadas):

As roupas podem ser um grande causador de chulé devido aos ácaros e o atrito com o chão. Mantê-las limpas e lavadas, com um bom produtos de limpeza anti séptico (como a água sanitária) é uma excelente opção para se livrar do chulé e também de outras possíveis doenças de pele e unha, como a micose. 

3- Higienize as unhas e os calcanhares:

Fazer as unhas não é apenas uma questão de estética, mas também, de higiêne e manutenção da saúde da sua pele e corpo. Homens e mulheres devem limpar as unhas com frequência, seja apenas cortando e lixando, como tirando o excesso de sujeira por baixo das unhas e removendo os excessos de pele ao redor.

* Apenas tome cuidado com o formato de corte das unhas (para não encravar) e também com o excesso de remoção de cutículas (que servem como uma proteção natural para os pés e as mãos). 

Quanto ao calcanhares, o efeito “rachado” também pode provocar a entrada de bactérias e aumentar os odores do chulé. Passe uma lixa suavemente para diminuir o efeito de descamação ou faça uma esfoliação caseira. Calos também podem ser tratados de forma similar, tudo para ajudar a diminuir os odores causados pelo chulé. 

4- Água e vinagre de maçã:

Misture ½ litro de vinagre de maçã com 200ml de água morna. Umedeça uma gaze com essa solução e aplique em todo o pé. Deixe a solução durante 20 minutos para que umedeça bem, em seguida deixe secar naturalmente no corpo, sem remover ou lavar.
* Repita de 3 a 4 vezes por semana ou como achar necessário para aliviar os sintomas do chulé. 

5- Use óleos e cremes cheirosos:

Utilize óleos e cremes periodicamente, apenas tome cuidado para não utilizar versões que deixem os seus pés muito úmidos e propensos à odores.
* Utilize as versões matte para hidratar, deixar um cheiro agradável aos seus pés e mantê-los secos e livres do chulé. 

6- Desinfete os calçados:

Lave os teus tênis, sapatilhas e demais calçados com água sanitária ou outro desinfetante da sua escolha.
* Deixe o calçado de molho por algumas horas em um bacia ou balde com água e desinfetante. Lave em seguida e deixe secar à sombra ou sol pouco intenso.  

7- Utilize talcos ou spray anti chulé:

Existem no mercado algumas opções de spray que combatem o chulé e reduzem a zero todos os odores. São excelentes opções para ter sempre com você e aplicar mais de uma vez por dia, caso seja necessário. 

Talcos também são ótimas escolhas quando o assunto é se livrar do chulé. Além de manter os seus pés secos e cheirosos, alguns talcos possuem ação anti séptica, ideal para tratar e hidratar os pés na medida certa. 

8- Bicarbonato de sódio:

Na falta das opções citadas acima, você também pode utilizar o bicarbonato de sódio. Basta espalhar uma pequena quantidade dentro do seu calçado e usá-lo em seguida.
* O bicarbonato tem um efeito anti séptico e antibacteriano, limpa os pés ao mesmo tempo que os mantém longe dos odores do chulé.

9- Lavanda e água:

Assim como o bicarbonato, a alfazema também possui propriedades anti sépticas, ideias para serem aplicadas nos pés e garantir um perfume super agradável.

Para obter bons resultados com a lavanda, basta mergulhar os seus pés em um 1 litro de água com algumas gotas de alfazema. Deixe de 10 a 15 minutos, retire os pés da água e se preferir, deixe secar sozinho. 

10- Chás:

Os chás possuem substâncias específicas capazes de diminuir o chulé e matar as bactérias causadoras desse terrível mal. 

* Para fazer um escalda pés com chá, basta escolher dois saquinhos da sua preferência (aconselhamos algum com cheiro agradável, para deixar seus pés perfumados) misturado em 1 litro de água. 

Ferva o chá em água quente (cerca de 3 xícaras) e misture com a água da bacia. Se preferir, adicione água morna antes de colocar o chá, para fazer uma solução quente ou morna.

11- Procure um dermatologista:

Se nenhuma das opções acima funcionar para o seu problema com o chulé, cogite procurar um dermatologista e verificar se há algo relacionado a sua saúde. 

O chulé pode ser provocado por diversos fatores, incluindo alguma condições do seu corpo. Procurar um profissional capacitado é sempre uma boa opção, e se as dicas simples acima não funcionarem, não pense duas vezes em procurar um médico especializado. 😉

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s