14 Dicas para emagrecer de forma rápida e saudável

Emagrecer é um desafio para qualquer pessoa, seja os que querem perder apenas um quilinhos por estética, ou para aqueles que precisam perder muito peso por questões de saúde.

Sabemos também que nem todas as práticas de emagrecimento são as mais saudáveis possíveis e você deve ter muito cuidado na hora de utilizar qualquer uma dessas dicas, principalmente quando elas envolvem remédios (químicos) e sem indicação médica.

Para auxiliar você nesse processo difícil e muitas vezes demorado, listamos abaixo algumas dicas que podem ser preciosas no seu processo de emagrecimento. Algumas delas serão mais indicadas para o seu caso específico e principalmente para o seu biotipo.

14 Dicas fáceis e rápidas para emagrecer com saúde

1- Inicie um Jejum intermitente

Jejum Intermitente

O jejum intermitente é uma verdadeira dúvida na vida das pessoas que já conhecem, mas têm medo ou não sabem como praticar. Você que tem medo, provavelmente já deve ter se deparado com alguém mencionado os perigos dessa prática ou dizendo que ela faz mal à saúde.

O jejum intermitente não faz mal para a saúde na maioria dos casos, nem mesmo para os diabéticos ou hipertensos. Muito pelo contrário. Estudos mostraram que houve uma significativa diminuição da pressão arterial e também do colesterol, para os praticantes do jejum intermitente. Ou seja, muito além de apenas emagrecimento!

O que deve ser lembrado aqui, caso você tenha diabetes ou hipertensão, é que a consulta periódica ao seu médico nunca pode faltar. Ele irá avaliar se o jejum intermitente pode ser realizado de todas as maneiras para o seu biotipo e também se os seus medicamentos (caso você tome algum) devem ser reajustados conforme essa nova dieta.

Para os demais, caso você não tenha nenhum outro problema de saúde que interfira na alimentação, o jejum intermitente é sim uma excelente opção e pode te ajudar a perder peso de forma muito rápida e com os resultados que você sempre desejou na sua vida.

  • O jejum intermitente pode ser feito de várias formas, sendo as mais comuns o intervalado, e os mais pesados com alternância de dia.

Em resumo o jejum intermitente é como o próprio nome já diz, jejuar, deixar de comer, literalmente. O que vai ser levado em conta nessa dieta é os horários que você poderá comer e os horários em que não poderá.
Veja algumas opções de jejum e saiba qual a mais indicada para você:

Jejum intervalado:

Infográfico Emagrecer Jejum Intervalado

Você pode iniciar fazendo o almoço as 12:00h e comer livremente ao longo do dia até as 20:00h. A vantagem desta opção é que você não precisa cortar alimentos comuns, como pão, biscoitos ou massas), você deve apenas tentar não exagerar demais nas horas “green”, em que você poderá comer.

Das 20:01h até as 12:00h do dia seguinte (caso você almoce mais cedo, conte 16 horas à partir da hora do seu almoço) você não deve comer mais nada, nem tomar líquidos calóricos.
Você poderá tomar água e chás sem açúcar como preferir, ao longo de todo o jejum, apenas não coma ou beba qualquer coisa calórica durante esse período.

  • A vantagem deste horário é que você poderá utilizar as horas noturnas (de sono) para aproveitar o tempo que fica sem comer. Ideal principalmente para quem está começando.

Você pode também alterar os horários escolhendo os momentos em que sente mais fome. Por exemplo: Inicie seu período de alimentação das 14:00h até as 22:00h, das 16:00 até as 00:00h, ou então, das 08:00h às 16:00h, assim por diante. Opte por ter um período corrido de 8 horas para se alimentar, seja qual for o melhor horário para você e mantenha 16 horas corridas de jejum, sem ingerir alimentos algum ou líquidos calóricos.

Jejum em dias alternados:

Infográfico Emagrecer Jejum Alternado

O jejum em dias alternados é um pouco mais difícil, normalmente é feito para os que já praticam o jejum intermitente à algum tempo e tem mais costume e preparo corporal para ficar longos períodos sem comer.
Ele consiste em ficar 1 dia inteiro sem comer (24h), duas vezes na semana (não seguidos), comendo normalmente e em qualquer horário nos demais dias da semana.

  • Enfatizamos sempre que o jejum em dias alternados pode ser muito difícil para quem nunca praticou esse método de emagrecimento rápido. Então, é muito importante que você comece aos poucos e vá adaptando o seu corpo aos métodos mais intensos.

Caso você queira pular do método intervalado de 16 horas, para o de dias alternados, existe a possibilidade de fazer um jejum de 18 horas e até 21 horas (não se repetindo todos os dias). Isso fará com que o seu corpo se adapte de forma mais saudável e sem sustos.
Vá aumentando gradativamente, semana à semana. Você estará emagrecendo sem perceber, enquanto tenta chegar nos objetivos das horas em jejum.

É sempre importante lembrar que você não deve exagerar em nada! Nem no que come enquanto estiver nos períodos livres e nem na quantidade de horas que fica sem comer, tudo deve ser balanceado da melhor forma para que você perca peso rápido, mas de forma saudável.

  • E lembre-se sempre de beber muita água durante todos os horários do dia! Você precisará se hidratar mais ainda, afinal não terá os líquidos dos alimentos naqueles horários específicos.

2- Beba muito líquido (especialmente água)

Água Emagrece.png

Beber água é uma das principais dicas a serem dadas quando falamos em perder peso. Qualquer que seja a sua escolha, na nossa lista de como perder peso rápido e saudável, a água sempre deve estar presente, seja qual for ela.

Muitas dicas para perder peso, especialmente as mais “rápidas”, acabam por nos desidratar ou diminuir algo do qual o nosso organismo já estava acostumado, precisando ser reposto de alguma maneira.

Muitas vezes a fome exagerada e a toda hora pode ser sinal de sede. Nosso corpo funciona de formas tão surpreendentes que nem imaginamos que a fome pode sim ser um sinal de desidratação, é a maneira como o seu corpo tenta comunicar isso a você. Tomar água com frequência e de acordo com suas medidas corporais te dará a real necessidade que você tem de comer e a verdadeira fome que está sentindo, nos momentos certos.

  • Uma observação a ser considerada é referente aos 2 litros de água que você “deve” tomar por dia. A realidade é que a quantidade de água a ser tomada vai variar de acordo com o seu corpo. 2 litros de água não serão o mesmo para um pessoa que pesa 50kg, por exemplo, e para uma que pesa 80kg.

Para saber a quantidade de água diária que você tem que tomar você poderá recorrer a uma rápida pesquisa no google, ou então aos aplicativos de lembrete de água. A maioria deles já calcula a quantidade de água que você tem que tomar por dia de acordo com o seu peso e tamanho.

Aliás, esta é outra excelente dica para que você se policie e não esqueça de tomar água. Coloque um despertador ou use um aplicativo lembrete para tomar água de hora em hora.

Diminua a sua fome e emagreça mais rápido e saudável tomando mais água durante todo o dia, uma das dicas mais preciosas que iremos lhe dar hoje. 😉

3- Coma mais devagar

Coma Devagar para Emagrecer

Nosso corpo não é tão “rápido” quanto imaginamos, quando o assunto é alimentação. É mais comum do que você pode imaginar a velocidade com que as pessoas comem e a relação direta que isso pode ter com o aumento de peso.

Comer muito rápido faz com que o seu organismo não receba a informação de saciedade no momento certo. Como você “coloca tudo pra dentro” de forma muito rápida seu corpo acaba associando isso à uma fome ainda não saciada e a falta de nutrientes que na verdade já estão ali.

Obviamente, isso não significa que você deva comer qualquer alimento, só que de forma lenta. Mantenha uma alimentação saudável e também a mastigação lenta e pausada, una as duas coisas em todas as refeições.
Outro ponto importante a ser comentado é que você não deve beber líquidos em excesso durante as refeições, principalmente se costuma comer muito rápido.

Isso pode causar além de um atraso na sensação de saciedade, um terrível mal estar. Se você sentir necessidade de beber alguma coisa, de apenas alguns goles de água ou suco, nada mais do que isso. Deixe para tomar a maior quantidade de água cerca de 2 horas depois da refeição.

4- Não corte nutrientes importantes da sua dieta

Ingredientes Importantes para Emagrecer

Você já deve ter se deparado com os praticantes de dietas “da moda” que costumam cortar determinados ingredientes da dieta, acreditando que somente isto será necessário para o emagrecimento rápido e sem riscos para a saúde.

Aí que está o problema! Cortar alguns nutrientes da dieta pode ser extremamente perigoso, causando anemias perigosas e até outras doenças relacionadas a falta de nutrientes específicos.

O mais comum a ser cortados em dietas da moda é o carboidrato. Ele é taxado como um vilão e é o primeiro componente da dieta a ser eliminado quando alguém quer emagrecer de forma rápida e fácil.

  • Além de não ser necessário, nem saudável cortar por completo os carboidratos (como também certas gorduras), isso pode tornar a sua busca pela perda de peso ainda mais sofrida e dificultosa, visto que você sentirá mais fome e afetará diretamente o seu rendimento durante o dia.

Carboidratos nos dão energia e disposição para realizar atividades físicas e as atividade do dia. O que você deve realmente fazer em vez de cortar os carboidratos (e também algumas gorduras) por completo, é aprender a diminuir e principalmente substituir pelas opções certas.

  • Você pode optar por substituir algumas refeições com excessos de carboidratos ruins por versões de melhor qualidade ou por outros ingredientes, como aveia, chia ou tapioca, por exemplo.
    A batata doce é outro importante carboidrato capaz de dar a sensação de saciedade por mais tempo sem que o seu corpo absorva tão rapidamente

Carboidratos e gorduras são extremamente importantes para o nosso corpo. Você jamais deve cortá-los por completo, nem se algum amigo indicar, dizendo que fez e funcionou. Cada corpo é um corpo e cada organismo funciona de uma maneira. Lembre-se disso!

5- Escolha alimentos queimadores de gordura (termogênicos)

Chás para Emagrecer

Existe uma série de alimentos que auxiliam na queima da gordura corporal. São os que chamamos de termogênicos. Eles ajudam o seu corpo na aceleração do metabolismo, fazendo com que ele queime gordura mais rápido e consequentemente perca peso de forma mais eficiente. Alguns deles são:

  • Chás (verde, preto, hibisco)
  • Lichia
  • Farinha de amora
  • Linhaça
  • Café
  • Pimenta
  • Canela
  • Gengibre

Uma boa dica é consumir o chá e o café ao longo do dia (apenas tome cuidado com o exagero de café), isso fará com que seu corpo esteja em constante processo termogênico. Quanto aos demais ingredientes, misture com outros alimentos ou bebidas ou coma da forma que preferir.

Lembre-se! Tudo em exagero faz mal. Não adianta comer ou beber muitos alimentos termogênicos achando que vai causar um efeito maior de queima de gordura. Exagerar pode trazer sérios problemas aos seu organismo.

6- Troque o pão por outras opções

Trocar o Pão para Emagrecer

Sabe aquela barriguinha que se forma parte inferior do abdômen? A famosa “pochete”? O pão branco é um dos principais causadores dela e pode ser um dos responsáveis por atrasar ou fracassar no seu processo de emagrecimento.

Eliminar o pão da sua dieta pode ser uma tarefa muito difícil, principalmente se você costuma substituir uma boa janta (semelhante ao almoço) pelo pãozinho com acompanhamentos.

O pão, se consumido na medida certa, não faz mal para a saúde, mesmo o branco. Mas o que queremos aqui é emagrecer, não é mesmo? Então, eliminar o pão da sua dieta, pelo menos por um tempo, é a melhor opção.

Comece substituindo o pão branco por uma versão integral ou semi-integral (que mistura farinha integral e branca). Depois, troque totalmente pelo pão 100% integral e se possível substitua de vez por uma janta mais saudável ou então, por outras possibilidades mais leves como a aveia, omelete ou a tapioca.

7- Pense em um shake ou remédio natural para emagrecer

Shakes para Emagrecer

A maioria das pessoas que querem emagrecer já devem ter se deparado, ou pelo menos, ouvido falar nos shakes de emagrecimento. Esses shakes nada mais são do que bebidas que servem como substitutos das refeições.

Normalmente a indicação do produto é de que você substitua de 1 a 2 refeições por dia, pelo shake, dependendo de qual o seu objetivo de emagrecimento.

Eles possuem os nutrientes necessários para manter o seu corpo saudável sem que haja a necessidade de consumir uma quantidade excessiva de calorias durante uma refeição comum.

Já os comprimidos naturais servem como auxiliadores para a perda de peso. Eles existem aos montes no mercado atual e você encontra facilmente em qualquer loja de produto natural. Por se tratar de uma versão sem componentes químicos, a chance de um desses comprimidos lhe fazer mal é muito pequena, o que dá a possibilidade de serem vendidos livremente para qualquer pessoa e sem receita médica.

Opte por comprimidos à base de componentes emagrecedores:

  • Termogênicos.
  • À base de alimentos emagrecedores, como a berinjela.
  • Os inibidores de apetite.
  • Efeito detox
  • Efeito laxativo (não muito aconselhado. Você pode perder nutrientes necessários)
  • Queimadores de gordura
  • Redutores da retenção de líquidos
  • Entre outros…

8- Corte alguns alimentos da sua dieta

Sem Sal para Emagrecer

A maioria das dietas não são fáceis de serem feitas, principalmente no início, onde há a adaptação do seu corpo. Como você já deve saber, não existe emagrecimento milagroso, especialmente se você optar pelas formas mais naturais e saudáveis.

Emagrecer com saúde exige que você corte ou diminua (pelo menos por um tempo) alguns alimentos da sua dieta, entre ele:

  • Sal (em excesso)
  • Açúcar
  • Gorduras ruins
  • Carboidratos simples (em excesso)
  • Álcool
  • Refrigerantes
  • Sucos industrializados
  • Biscoitos e bolachas
  • Massas pesadas

Obviamente, você não precisa extinguir tudo isso da sua alimentação, principalmente no começo da dieta. Isso será radical demais e o seu corpo não estará adaptado, podendo ocasionar mudanças de humor e também no funcionamento normal do seu organismo.

Vá com calma, elimine aos poucos e mantenha esse ritmo sem desistir. Coma um pouco, apenas para saciar a sua vontade e continue reduzindo até que consiga controlar melhor tudo o que você está ingerindo.

9- Remédios químicos (apenas com orientação médica)

Remédio para Emagrecer

Os remédios químicos são uma solução rápida e fácil, mas podem gerar o famoso sistema io-io.
Eles são receitados apenas por médicos e não podem ser vendidos para qualquer pessoas. Os remédios químicos podem causar reações bastante intensas no organismo como: náuseas, tontura, dores de cabeça, vômito, diarreia e diversos outros sintomas. Por este motivo, procurar orientação médica é tão importante.

Sempre pense bem antes de recorrer a esses remédios, é muito comum engordar ainda mais depois que você para de consumir, caso não mantenha uma dieta saudável após o tratamento.

10- Coma alimentos que “estufam”, mas não inchem

Alimentos que Estufam

Alimentos que estufam dão maior sensação de saciedade e podem fazer com que você possa comer menos e se sentir satisfeito por mais tempo.
Você deve tomar cuidado apenas com os alimentos que possam te fazer inchar aos invés de se sentir satisfeitos. Alguns deles são:

  • Aveia
  • Grão de bico
  • Tapioca
  • Omelete
  • Arroz integral
  • Pão integral
  • Granola
  • Frutas
  • Entre outros…

Esses alimentos ajudam na sensação de saciedade e contém pouquíssimas calorias em relação à outras opções. Basta intercalá-los em sua dieta e começar a perder peso aos poucos, de forma saudável e sem sofrimento.

11- Procedimento médicos e estéticos

Criolipólise para Emagrecer

Uma forma de emagrecer rápido e fácil é através de procedimentos médicos e estéticos. Só alertamos que essas são as opções mais caras e nem todo mundo pode realizar.
Outro ponto a ser lembrado é quanto a recuperação. Para os procedimentos médicos, principalmente, a recuperação exige cicatrização e também adaptação corporal posterior.

Enjoos, mal estar e demais sintomas podem ocorrer em alguns desses procedimentos. Esteja preparado para tudo isso. Tenha em mente também que você JAMAIS deve realizar qualquer procedimento desta natureza em locais desconhecidos. Procure um médico ou um esteticista profissional e tire todas as suas dúvidas antes de efetuar qualquer procedimento.

Algumas opções de procedimentos estéticos e médicos para emagrecer, são:

  • Criolipólise
  • Massagem modeladora
  • Drenagem linfática
  • Carboxiterapia
  • Bariátrica
  • Lipo
  • Banda Gástrica
  • Balão Gástrico

12- Coma em intervalos menores de tempo

Comer em Intervalos para Emagrecer

Se você gosta ou realmente não consegue ficar sem comer, você pode optar por um outro método de emagrecimento, reeducando sua alimentação e fazendo pequenas refeições de tempos em tempos ao longo de todo o dia.

Se você sente fome de 3 em 3 horas, por exemplo, faça refeições de 2 em 2 horas. Não deixe seu corpo chegar a sentir fome.

Adapte sua rotina com pequenos lanches e comidas leves ao longo de todo o dia e durante todas as refeições. Coma de pouquinho a pouquinho e adapte o seu organismo para acelerar o metabolismo, queimando gordura mais rápido e sem precisar comer em excesso.

Não exagere na escolha dos alimentos. Você não precisa cortar todos os alimentos do seu cardápio, apenas inclua muitas frutas e legumes no meio das refeições e faça um balanceamento de tudo que você precisa no dia. Coma bem, emagreça com saúde e não sofra durante esse processo 😉

13- Troque o açúcar e o sal por versões mais saudáveis

Açúcar Mascavo para Emagrecer

O sal e o açúcar são grandes vilões do nosso dia a dia. Para emagrecer com saúde, diminuí-los é extremamente importante. Se você não consegue alterar sua dieta cortando o sal e o açúcar, você pode optar por opções substituíveis.

O sal do himalaia (ou sal rosa), é uma ótima opção saudável para substituir o sal comum.
Já o açúcar mascavo pode ser o substituto perfeito para a versão refinada. Mel ou melado de cana também.

Existem várias opções no mercado atual que podem diminuir a sua vontade de comer sal e açúcar em excesso e fazer com que aos poucos você vá largando a necessidade de comê-los em todas as bebidas e refeições.

14- Faça exercícios físicos

Exercício Físico Emagrecer

Exercícios físicos são MUITO importantes no processo de emagrecimento. A maioria das pessoas acaba engordando por manter uma vida sedentária, prejudicando tanto a estética do corpo, quanto a saúde e bem estar físico e mental.

Para a maioria, o exercício físico é a parte mais difícil de qualquer dieta.
Se você também não suporta exercícios físicos, podemos dar algumas dicas de como começar.

Inicie apenas com a alimentação. Tenha um cardápio mais saudável e vá acrescendo os termogênicos e os carboidratos bons às suas refeições. Com o tempo seu corpo irá reagir melhor e oferecer mais resistência e desempenho físico para que você consiga e “queira” fazer exercícios físicos, mesmo que de leve.

Você pode começar também com alguns alongamentos, em casa mesmo, para adaptar o seu corpo e ter mais disposição pra começar a realizar exercícios mais intensos.

Se você realmente não gostar de praticar um exercício específico, opte por uma caminha, isso já será de grande ajuda e não mudará tanto assim a sua rotina.
O importante é que com o tempo você possa associar a alimentação à algum tipo de exercício e tenha mais qualidade de vida e emagrecimento rápido.

  • Lembre-se! Sempre que você praticar algum exercício físico, principalmente no início, você sentirá mais fome. Isso se dá porque o seu corpo irá gastar uma quantidade maior de energia, da qual ele não está adaptado, então ele pedirá uma maior reposição de tudo isso.

Este é um dos motivos pelo qual você deve iniciar devagar. Com exercícios leves e então depois, partir para outras opções.

Em resumo, emagrecer com saúde e rápido não tem muito segredo. O que podemos dizer apenas, é que você deve evitar ser radical, seja lá qual for a dica que resolva seguir, nem na alimentação, nem no jejum, nem nos exercícios.

  • O que vence é a persistência, não a velocidade e o exagero.

Comece devagar e adapte o seu corpo, isso fará com que você não queira desistir tão rápido e consiga se manter no peso ideal por mais tempo.

Se você decidir radicalizar para perder peso mais rapidamente, apenas tenha força de vontade e cuidado para não cair nas tentações 😉

Autor: Tópico Livre

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