Descubra como curar a ressaca em 7 dicas rápidas!

Beber é bom, mas a ressaca… Nada a declarar, não é mesmo?

Se você gosta de estar sempre experimentando novas bebidas ou somente saindo para curtir com alguém, acompanhado de uns bons drinks, você deve estar preparado para uma possível ressaca no dia seguinte.

Para aliviar estes sintomas e diminuir um pouco aquela sensação estranha pós bebida, separamos algumas dicas fáceis e rápidas para ajudar você. Com alguns pequenos passos você se livra desse mal e ainda pode levar o restante do dia numa boa 😉

Como se livrar da ressaca?

Curara Ressaca

Em um resumo rápido e sem muitos rodeios, a ressaca nada mais é do que uma intoxicação do seu organismo em relação ao álcool ingerido anteriormente. A ressaca é o esforço que o seu corpo faz para “limpar” o álcool consumido e consequentemente diminuir os sintomas mais comuns: dores de cabeça, enjoo, náusea, mal estar, fraqueza, tontura e afins.

Para se livrar desses sintomas o correto é adotar medidas específicas para curar a ressaca e não somente remédios para dor de cabeça, por exemplo. É importante lembrar que a ressaca é uma intoxicação, o que significa, que dependendo do que você ingerir você irá agravar ou piorar ainda mais o seu estado físico.

1- Beba bastante água

Como você já deve ter notado, em matérias anteriores do nosso blog, a água é um poderoso aliado contra diversos malefícios do corpo, como as dor de cabeça, ardência ao urinar, saliva grossa, dores do estômago, azia e muitos outros. 

Para a ressaca isso não é diferente. Você já deve ter notado também, que quando você bebe em quantidade elevadas, a necessidade de ir ao banheiro aumenta de forma exponencial. Isso não se dá somente pelo fato de você estar ingerindo líquido constantemente, mas sim, por estar perdendo os líquidos do seu corpo por conta do álcool ingerido. 

Ao beber em exagero você sofre desidratação, um dos responsáveis por cefaléias (dores de cabeça), ardência ou dores ao urinar, saliva grossa, tonturas e demais desconfortos gerais do corpo.

Uma ressaca costuma durar apenas alguma horas, “saindo” sozinha do seu corpo após esse período de tempo. Incluir a água durante esse processo pode acelerar de forma positiva o seu organismo e livrar você do mal estar da ressaca em poucas horas. Beba muita água e não corra o risco de piorar a sua intoxicação pela ingestão de outros componentes inadequados. 

2- Tome uma medicação específica depois de beber (se possível, antes também)!

Você já deve ter ouvido falar do famoso “Engov”, não é mesmo? Você costuma fazer uso dele e sabe especificamente para o que serve? 

O Engov possui alguns componentes ideais para os sintomas comuns da ressaca, entre eles: analgésico, anti-histamínico (para alergia e náuseas), antiácido e cafeína. Juntos esses componentes aliviam rapidamente os sintomas da ressacada e oferecem alívio desde as dores de cabeça, até o desconforto estomacal e geral do seu corpo.  

Algumas indicações para a ingestão do Engov são de que você tome um comprimido antes de beber (caso se lembre), para retardar os efeitos da ressaca mesmo durante a ingestão do álcool. Tome no máximo 3 ou 4 comprimido no dia, dependo do seu grau de ressaca. 

O Engov não é um suplemento ou um medicamento natural, sua composição é química, então tome muito cuidado com a ingestão desse medicamento. Olhe a bule e tome de acordo com as indicações para o seu biotipo, ou então, recorra a um farmacêutico especializado. Somente ele poderá informar as doses corretas que você deverá tomar.

  • Uma dica muito importante! Você se lembra que mencionamos acima que a ressaca pode demorar algumas horas para passar? Pois então, isso se dá porque o álcool também permanece algumas horas na sua corrente sanguínea, mesmo depois de ter parado de beber.

    E isso quer dizer? Que caso você seja parado em um blitz ou tente fazer certas atividades específicas, como doar sangue ou se concentrar para uma prova, por exemplo, você poderá ter sérios problemas!
    Lembre-se disso e fique o máximo de horas daquele dia em repouso, ingerindo bastante água e seguindo algumas de nossas dicas. 

3- Tome só um pouquinho de café!

O café não é comprovadamente uma “cura” para a ressaca, mas seus componentes podem ajudar significativamente no alívio dos sintomas provocados por ela.

O café é um estimulante natural do sistema nervoso, ele reduz o inchaço dos vasos sanguíneos causados pela bebida e auxilia o fígado na eliminação das toxinas causada pelo excesso de álcool. Em resumo: um remédio caseiro e natural.

Mas, você não deve exagerar no consumo de café para aliviar a ressaca. O ideal é tomar uma ou no máximo duas xícaras no dia (preto e sem/com pouco açúcar), intercalando sempre com a água e tomando bastante cuidado com o que você irá comer junto. 

O café é também diurético, então, ingerir em excesso e sem o consumo ideal de água para acompanhar pode piorar ainda mais o seu estado atual, desidratando e causando ainda mais desconfortos, enjoos, dores de cabeça e demais sintomas.

O café também pode ser um “vilão” caso você tenha problemas gástricos ou de ansiedade. Então tome cuidado, não ingira nada em excesso e lembre-se sempre que o “remédio” mais indicado para a ressaca ainda é a ingestão constante de água. 

4- Beba sucos naturais

Os sucos naturais, especialmente os de fruta, possuem “frutose” um tipo de açúcar natural que ajuda a reduzir os sintomas da ressaca, ao mesmo tempo em que elimina de forma rápida e saudável o álcool do seu corpo. 

Outra vantagem importante dos sucos, é que eles possuem muita água junto com a fruta, ideal para os que não possuem o hábito de tomar água ou sente-se mal tomando algo “sem gosto”. 

Você pode ingerir de dois a três copos grandes de suco ao longo de todo o dia, lembrando apenas de não consumir os sucos de caixinha e nem as versões em “pacotinho”. Pegue a fruta em natura e faça o suco com bastante água. * Não há uma fruta específica para fazer o suco. Algumas possuem sim, um pouco mais de frutose que outras, mas você pode dar preferência pelo sabor que mais te agradar.

Outras opções de bebidas para curar a ressaca:

  • Água de coco
  • Isotônicos
  • Caldo de cana 

5- Durma o tempo que o seu corpo precisar!

Dormir é um excelente remédio para a ressaca. Não se preocupe em ficar algumas horas na cama, apenas tente levantar para tomar alguns copos e água ou suco, ingerir algum alimento leve e volte para a sua cama em seguida, seja para dormir ou somente descansar.

A ressaca costuma dar aquela sensação de moleza e fraqueza por todo o corpo, por este motivo, deixar o seu corpo se recuperar da forma certa é uma excelente dica para eliminar o álcool do sangue e fazer com que você acorde bem e sem os sintomas da ressaca. 

6- Coma alimentos leves e não intoxicantes

Como já mencionamos em alguns trechos da nossa matéria, a ressaca nada mais é do que a intoxicação do organismo causada pelo excesso de álcool. Sabendo disto, será fácil para você supor que alimentos muito açucarados, com gorduras ruins ou os muito “pesados”, podem ser verdadeiros vilões na busca pelo alívio dos sintomas da ressaca. 

Estes mesmos alimentos, por si só, sem o consumo de álcool já podem causar alguma reação adversa no seu organismo. Associados ao consumo excessivo de álcool podem se transformar em uma verdadeira bomba para o seu organismo e para a ressaca. 

Priorize alimentos como:

  • Frutas
  • Verduras
  • Banana (um excelente aliado, devido ao potássio perdido na urina)
  • Biscoitos de mel (devido a frutose do mel)
  • Sopas de legumes
  • Alimentos integrais
  • Alimentos com cisteína*

* A cisteína é um aminoácido responsável (entre outras coisas) por auxiliar na eliminação dos acetaldeídos, o que o torna uma ótima escolha para a eliminação mais rápida do álcool no organismo.

Alguns alimentos com este aminoácido são: Ovos, nozes, cebolas e brócolis. 

Para que estes alimentos não se tornem “pesados” para a sua digestão, recomendamos ingeri-los com uma refeição completa junto à outros alimentos leves. E nada em exagero!

7- Dicas de como evitar a ressaca (prevenir antes mesmo de tê-la)

Algumas soluções podem ser cogitadas para que você nem chegue a ter uma ressaca. É possível beber livremente sem que ela seja muito forte ou até mesmo sem que você precise passar pelos terríveis sintomas da ressaca. 

  • Algumas delas incluem: beber água intercaladamente ao que você bebe o álcool. 

Como dissemos até aqui o álcool causa desidratação, uma das principais causas dos sintomas da ressaca. Beber alguns goles de água ao longo de todo o tempo que você bebe, faz com que o seu corpo não desidrate e também consiga eliminar o álcool de forma mais rápida durante consumo e também no dia seguinte. 

  • Tomar uma medicação antes de começar a beber.

Tomar a medição de sua preferência antes de beber, como um Engov por exemplo, pode ser uma ótima opção para prevenir os sintomas da ressaca.
Para esta dica é interessante também que você ingira um boa quantidade de água junto com o medicamento. Eles irão prevenir tanto os sintomas comuns da ressaca, quanto a desidratação. 

  • Comer antes de beber.

Encher o estômago um pouco antes de começar a beber é uma excelente prevenção contra ressacas futuras. Comer evita que o álcool faça um efeito tão rápido e com tão pouca quantidade no seu organismo, ou seja, você poderá beber e apreciar melhor o seu drink, sem ter os efeitos do álcool presentes no seu organismo tão rapidamente. Outro ponto positivo em comer antes de beber é que justamente pelo seu organismo estar “prevenido” com a alimentação certa, a bebida não bate direto no estômago vazio, evitando indigestões futuras e todos os demais efeitos causados pela ressaca.

* Comer junto com a bebida também pode ser uma boa escolha, apenas não exagere, coma pequenas porções ou somente alguns aperitivos, como os famosos amendoins de bar, por exemplo.

  • Tome uma ou duas colheres de azeite de oliva

O azeite de oliva puro ou simplesmente cru, diminui a absorção do álcool se tornado um excelente aliado na redução dos sintomas da ressaca. 

Como você pôde ver ao longo de toda a nossa matéria, curar a ressaca ou preveni-la não é nenhum “bicho de sete cabeças”, basta que você siga os passos corretamente em cada dica e principalmente não deixe de beber água. Esta é e sempre será a nossa mais preciosa dica.

Possui mais alguma receita ou indicação para se livrar da ressaca? Divida conosco nos comentários abaixo. Sempre existe alguma novidade ou receita testada por alguém que pode ajudar a curar a ressaca. Gostaríamos muito de saber qual é a sua técnica, Compartilha aí! 😉

Anúncios

Autor: Tópico Livre

Informações, dicas e tutoriais. Tudo em um só lugar!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s